“Nova covid-19” é mais letal entre os jovens no Amazonas
Médicos relatam que agora o vírus tem evoluído no organismo dos doentes de maneira mais silenciosa

O agravamento da pandemia de covid-19 no estado do Amazonas tem impressionado os profissionais de saúde que notam cada vez mais um comportamento diferente do coronavírus. Agora mais rápido e mais grave, ele está adoecendo e matando os mais jovens.
Segundo uma reportagem do portal UOL, que esteve na capital amazonense, os registros de óbitos nos últimos 30 dias indicam que quatro em cada dez vítimas fatais tinham menos de 60 anos no estado.
De acordo com os relatos colhidos pelo portal junto aos profissionais de saúde de Manaus, os óbitos estão acontecendo com bebês, crianças e adolescentes sem comorbidades.
E o que impressiona o agravamento silencioso da doença. “Você ausculta o pulmão do paciente e não escuta nada. Mas, quando vemos a imagem tomográfica, não acredita como há um comprometimento tão grande com tão pouca repercussão clínica notória.”, relata o infectologista Noaldo Lucena.
Os médicos também dizem que é possível constatar na rotina de enfrentamento ao vírus que a “nova covid-19” tem maior transmissibilidade, com famílias inteiras apresentando sintomas ao mesmo tempo e não um de cada vez, como era antes.
O que pode explicar isso são as mutações sofridas pelo vírus que geraram uma nova variante já identificada no estado. Nomeada provisoriamente de B.1.1.28, essa nova cepa seria capaz de entrar nas células humanas mais facilmente.
Os pesquisadores ainda tentam entender quais as características dessa variante, mas eles acreditam que as mutações podem ser uma das explicações para a explosão de casos de covid-19 no estado do Amazonas.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
