Covid-19: consórcio de veículos de imprensa divulga número de vacinados no Brasil
Apenas cinco Estados e o Distrito Federal divulgaram informações, contabilizando 109.097 pessoas vacinadas até as 20h desta quinta-feira

O consórcio de veículos de imprensa, que reúne os veículos O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, G1 e UOL, começou a coletar dados sobre a vacinação contra covid-19. Por enquanto, apenas cinco Estados e o Distrito Federal divulgaram informações. No total, as seis unidades da Federação contabilizaram até as 20h desta quinta-feira 109.097 pessoas vacinadas.
O consórcio foi formado em junho do ano passado, para coletar e divulgar em conjunto números de testes positivos de covid-19 e mortes provocadas pela doença. A busca dos dados é feita nas secretarias estaduais de Saúde.
A parceria foi formada para evitar o risco de “apagão” nos dados sobre a pandemia. Em junho, mudanças feitas pelo Ministério da Saúde na publicação de seu balanço da pandemia reduziram a quantidade e a qualidade dos dados. Depois que o consórcio foi formado, o ministério recuou e voltou a divulgar as informações como anteriormente.
O governo federal também vai publicar informações sobre o andamento da campanha de vacinação, mas, até o momento, os dados estão bastante defasados.
Estados relataram aos veículos do consórcio instabilidade no sistema informatizado de registro de vacinados, desenvolvido e anunciado recentemente pelo Ministério da Saúde.
O número de vacinados nas seis unidades da Federação que divulgaram dados até agora equivale a cerca de 0,05% da população, ou 0,07% dos maiores de idade. As doses aplicadas, segundo os registros dessas seis secretarias estaduais, representam cerca de 1,8% das quase 6 milhões de doses distribuídas até o momento. Têm prioridade na imunização profissionais de saúde, idosos que vivem instituições de longa permanência e indígenas.
Veja também
Últimas notícias

Bandidos rendem casal e estupram jovem em São Luís do Quitunde

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
