Ministérios Públicos Federal e Estadual recomendam divulgação de lista de vacinados em Alagoas

As consequências de casos de pessoas que estão “furando fila” na vacinação contra a covid-19 em diversos lugares, desencadearam recomendações de órgãos de fiscalização em todo o país. Nesta terça-feira (26) foi a vez dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP-AL) recomendarem a elaboração e divulgação da lista dos vacinados.
Os órgãos recomendaram aos secretários de Saúde do Estado e do Município de Maceió que o percentual das vacinas destinadas aos trabalhadores da saúde sejam aplicadas priorizando-se os mais vulneráveis à covid-19, a exemplo dos idosos e os que apresentam comorbidades, combinado com o nível de exposição ao risco a que são submetidos, em razão de suas atividades.
Ainda pedem que a vacinação seja realizada a partir de listas nominais de trabalhadores da saúde, previamente elaboradas e encaminhadas pelos gestores das unidades, contendo as informações sobre os critérios de prioridade e risco (idade/comorbidade, local de trabalho e atividades de risco que exercem), onde devem se priorizar aqueles mais vulneráveis à doença.
Caso não sejam cumpridas as exigências quanto às priorização dos mais vulneráveis entre os trabalhadores da saúde, quando da obtenção das listas de vacinados, que sejam as informações encaminhadas imediatamente aos MPs.
Os secretários de Saúde do estado e do município de Maceió têm até o dia 29/01/2021 para informar formalmente as instituições se cumprirão a Recomendação, bem como as providências que estão sendo adotadas para seu atendimento. A ausência de resposta será interpretada como recusa de atendimento da recomendação.
Últimas notícias

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Programa de Teleterapia de Maceió atinge mais de 45 mil atendimentos

Queda de temperatura aumenta casos de otite em crianças, alerta especialista do Hospital Ib Gatto

PF acha na casa de Bolsonaro pen drive em banheiro, dólares e cópia de ação contra Moraes nos EUA

Secdef promove Feira de Adoção de Animais na Ponta Verde, neste domingo (20)

Acusado de homicídio e ocultação de cadáver é preso em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
