Ministérios Públicos Federal e Estadual recomendam divulgação de lista de vacinados em Alagoas
As consequências de casos de pessoas que estão “furando fila” na vacinação contra a covid-19 em diversos lugares, desencadearam recomendações de órgãos de fiscalização em todo o país. Nesta terça-feira (26) foi a vez dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP-AL) recomendarem a elaboração e divulgação da lista dos vacinados.
Os órgãos recomendaram aos secretários de Saúde do Estado e do Município de Maceió que o percentual das vacinas destinadas aos trabalhadores da saúde sejam aplicadas priorizando-se os mais vulneráveis à covid-19, a exemplo dos idosos e os que apresentam comorbidades, combinado com o nível de exposição ao risco a que são submetidos, em razão de suas atividades.
Ainda pedem que a vacinação seja realizada a partir de listas nominais de trabalhadores da saúde, previamente elaboradas e encaminhadas pelos gestores das unidades, contendo as informações sobre os critérios de prioridade e risco (idade/comorbidade, local de trabalho e atividades de risco que exercem), onde devem se priorizar aqueles mais vulneráveis à doença.
Caso não sejam cumpridas as exigências quanto às priorização dos mais vulneráveis entre os trabalhadores da saúde, quando da obtenção das listas de vacinados, que sejam as informações encaminhadas imediatamente aos MPs.
Os secretários de Saúde do estado e do município de Maceió têm até o dia 29/01/2021 para informar formalmente as instituições se cumprirão a Recomendação, bem como as providências que estão sendo adotadas para seu atendimento. A ausência de resposta será interpretada como recusa de atendimento da recomendação.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
