Política

Arthur Lira pode ser o segundo alagoano a presidir a Câmara Federal

Em 2005, Aldo Rebelo foi o primeiro deputado do Estado a ocupar o cargo

Por Berg Morais 01/02/2021 17h05
Arthur Lira pode ser o segundo alagoano a presidir a Câmara Federal
Arthur Lira - Foto: Cadu/Blog do Tinho

O deputado federal Arthur Lira (Progressistas) pode ser o segundo alagoano a presidir a Câmara Federal. As recentes movimentações políticas podem alçar Lira a um dos cargos mais importantes do país. A votação será iniciada às 19h desta segunda-feira, 1º de fevereiro.

Aldo Ribeiro (PC do B) foi o primeiro político alagoano a chegar ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito numa votação apertada, em 2005. O candidato da oposição era outro alagoano, José Tomaz Nonô (PFL). Votaram 509 parlamentares. Rebelo obteve 258 votos e Nonô 243.

Vale destacar que a vitória de Rebelo ocorreu no segundo turno. No primeiro, houve empate, onde ambos conquistaram 182 votos. No mesmo ano, o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) também disputou a presidência da Câmara Federal, mas não obteve nenhum voto.

À época, o senador Renan Calheiros (MDB), então presidente do Senado Federal, disse que a eleição de Aldo Rebelo representou “a vitória da serenidade e da democracia”, acrescentando que “foi, sobretudo, a vitória da instituição”.

Com uma eventual vitória de Arthur Lira, o impacto será direto no cenário político e eleitoral em Alagoas, principalmente, tendo em vista as eleições de 2022.