Samu Alagoas reduz em mais de 15% trotes recebidos em todo o ano de 2020
Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca registraram uma queda das ligações indevidas, ao comparar os dados de 2020 com 2019
Mesmo diante de um momento de pandemia, os trotes não pararam de chegar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. A quantidade de chamadas recebidas durante o ano passado chama a atenção da Supervisão Geral do órgão, uma vez que foram 106.709 trotes. O número representa 31,31% do total de ligações feitas para o número 192.
Mas, ainda que o número de trotes seja alto, as Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca registraram uma queda das ligações indevidas, ao comparar os dados de 2020 com 2019. No ano passado, o número 192 recebeu um total de 340.732 ligações e, dessas, 106.709 foram trotes. Já em 2019, foram 466.512 chamados para o Samu Alagoas, com 178.982 ligações criminosas. Essa redução de 72.273 trotes representa, em percentual, 15,49% de diminuição.
Para Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, essa brincadeira de mau gosto acaba prejudicando todo o serviço que está à disposição da população durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. “Todos os esforços que fazemos diariamente aqui no Samu são para atender os pacientes o mais rápido possível e, assim, salvar vidas cada vez mais vidas. Mas, quando nossos atendentes e médicos se deparam com um trote, isso atrasa o atendimento, o que pode acabar deixando sem assistência uma pessoa que realmente precisa”, afirmou.
Ações Educativas – Para mudar o cenário dos trotes recebidos, o Samu Alagoas desenvolve, desde 2014, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o protejo de extensão Samu nas Escolas. De forma lúdica, acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social mostraram para crianças e adolescentes o funcionamento do Samu e que alertam que “trote não tem graça, tem consequências!”.
Com o fechamento das escolas públicas e particulares no ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Samu nas Escolas não teve nenhuma ação desenvolvida.
Trote é Crime – Vale sempre a pena lembrar que, segundo o artigo 266 do Código Penal, interromper ou perturbar serviço telefônico é crime e a pessoa pode pegar de um a três anos de detenção ou pagar multa. E as penalidades podem ser duplicadas em situações de calamidade pública.
Últimas notícias
Turista fica ferida após perder controle de patinete e cair na orla de Ponta Verde
Dinho Ouro Preto dedica Que País É Esse a Vorcaro e faz cobrança ao STF
Maceió amplia oferta de DIU e passa a disponibilizar método em 23 unidades
Homem foge de abordagem policial e entra em residência em Maragogi
Homem é detido após resistir à abordagem policial em Matriz de Camaragibe
Lei de Cibele Moura transforma obra de Kara Véia em Patrimônio Imaterial de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
