Prefeitura garante parceria com a Polícia Militar durante o carnaval
Município pediu a colaboração da tropa para atuação em conjunto

O plano de ação a ser colocado em prática pela Prefeitura de Maceió no período de carnaval vai contar com a parceria da Polícia Militar de Alagoas. Em reunião, na tarde desta quarta-feira (10), representantes do Município confirmaram com o comandante de policiamento da capital, coronel Carlos Alberto Luna, a disponibilidade da corporação para atuações em conjunto quando a presença da tropa for necessária.
Apesar de a folia ter sido suspensa na capital, órgãos do Poder Executivo Municipal estarão nas ruas, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, para fiscalizar o cumprimento de todos os decretos sanitários em vigor, que preveem normas de distanciamento social e condenam as aglomerações.
A Prefeitura de Maceió apresentou ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) detalhes do planejamento a ser executado durante o período. Estão previstas blitze em diversos pontos da cidade, com abordagens sociais, sempre visando à conscientização do povo.
Por outro lado, quem for flagrado infringindo as diretrizes pode ser responsabilizado. Em caso de pessoa jurídica, há risco, inclusive, de suspensão do alvará de funcionamento por até seis meses. Da mesma forma, os prestadores de serviço da orla marítima já foram orientados quanto à obediência das normas de uso do solo e de distanciamento social aplicado durante a pandemia.
Paredões de som: “tolerância zero”
O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, informou à PM que uma das tarefas do Município, neste carnaval, é coibir os excessos provocados pelos paredões de som. A preocupação é a possibilidade de estes equipamentos, caso sejam ligados, possam gerar aglomerações.
“As equipes da Prefeitura vão se dividir e estarão atentas para atuar com a PM, caso seja necessário, para evitar a perturbação do sossego alheio”, diz Prado. “Reforçamos que a tolerância para os paredões de som será zero”, completa Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Prevenção à Covid-19.
Prado pediu ao coronel Luna suporte do serviço de inteligência da Polícia Militar para compartilhar informações acerca da realização de eventos clandestinos na capital. A Secretaria de Segurança Comunitária recebeu a informação de que festas privadas e blocos de rua estão sendo organizados para acontecer durante o carnaval. O secretário apela pela consciência de todos para evitar uma atuação mais enérgica.
Para Claydson Moura, o plano do Município tem um só objetivo: fazer valer os decretos que proíbem aglomerações na pandemia. Ele comenta que a parceria com a PM e com o Ministério Público Estadual (MPE), também já assegurada para atuação em conjunto, visa a proteção do maceioense e do visitante, que escolheu a cidade para passar o carnaval, mesmo sem as festas previstas. “Teremos equipes fiscalizando todos os dias de festa, os três horários”, afirmou.
O coronel Luna garantiu que a PM estará disponível para ajudar o Município no que for necessário. Para isso, já compartilhou os telefones dos coordenadores de área e do Comando para eventuais contatos feitos ao longo do período. “A missão da Polícia Militar é garantir a segurança da sociedade e a tropa está à disposição da Prefeitura de Maceió para atuar em conjunto”, prometeu o comandante do CPC.
Últimas notícias

Palmeira sedia cerimônia de implementação do Fórum Estadual dos Organismos de Políticas Para as Mulheres

Pagamento de retroativos: saiba tudo sobre o acordo da Prefeitura de Maceió

SSP/AL deflagra Operação Integrada de Proteção a Pessoas Vulneráveis

Arapiraca avança em sustentabilidade com lançamento de edital para coleta seletiva porta a porta

Polícia apreende 16,787 kg de drogas em Coruripe

Anvisa proíbe comercialização de creme dental da Colgate em todo o país
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
