MP requer e Judiciário determina nomeação de concursados em Coruripe
Pedido para cumprimento de sentença foi ajuizado pelo promotor de Justiça Maurício Mannarino
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) requereu e o Poder Judiciário deferiu a nomeação de novos servidores para a Prefeitura Municipal de Coruripe. O pedido para cumprimento de sentença foi ajuizado pelo promotor de Justiça Maurício Mannarino, da 2ª Promotoria de Justiça daquela comarca, após a gestão publicar edital para a contratação de 46 prestadores de serviços.
De acordo com Maurício Mannarino, ano passado o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública contra o Poder Executivo de Coruripe para que cerca de 600 aprovados no concurso público realizado pela prefeitura fossem nomeados, uma vez que, apesar da realização do certame, quase nenhum candidato foi convocado para tomar posse.
“A cidade tem carências de profissionais nas mais diversas áreas e, justamente para suprir essa necessidade, o concurso foi realizado. No entanto, a então gestão não nomeou os aprovados, preferindo manter pessoas na condição de contratadas. Como sabemos que essa prática beneficia politicamente a gestão e que o sonho do emprego efetivo é uma realidade para aqueles aprovados, ajuizamos a ação”, detalhou o promotor.
“Tivemos uma decisão favorável em 1º grau, no entanto, ela foi suspensa pelo Tribunal de Justiça, após o município interpor um pedido de suspensão dos efeitos da tutela de urgência, alegando haver falta de dotação orçamentária e a necessidade da realização de uma reforma administrativa na máquina pública. No entanto, para nossa surpresa, um dia após conseguir a tal suspensão da liminar, a prefeitura resolveu fazer novo processo seletivo para contratar 46 servidores temporários para a Secretaria do Trabalho e da Mulher. Diante disso, resolvemos pedir o cumprimento da sentença anterior, uma vez que, se o município tá alegando necessidade de pessoal, há uma fila de aprovados e de cadastro de reservas querendo exercer essas funções”, acrescentou o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coruripe.
Diante do pedido formulado por Maurício Mannarino, o Juízo da cidade determinou o cumprimento parcial da sentença, mandando a Prefeitura de Coruripe nomear os 46 cargos previstos no edital da Secretaria do Trabalho e da Mulher. Para tanto, a gestão terá que convocar pessoas que estão no cadastro de reservas do concurso público.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
