Maceió

Católicos celebram quarta-feira de cinzas e iniciam Campanha da Fraternidade

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

Por Marcos Filipe Sousa 17/02/2021 15h03
Católicos celebram quarta-feira de cinzas e iniciam Campanha da Fraternidade
Distribuição das cinzas na manhã desta quarta-feira (17) no Santuário da Virgem dos Pobres - Foto: Cortesia/ Pascom Arquidiocese de Maceió

Para os católicos, a quarta-feira de cinzas inicia o período conhecido como Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Hoje (17) em todo o Brasil também começa a Campanha da Fraternidade.

Desde as primeiras horas da manhã iniciaram missas nas paróquias da capital e do interior, com a distribuição das cinzas, que devido a pandemia foram colocadas na cabeças dos féis, e não na testa.

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14

“Este ano queremos realizar comunhão entre irmãos com o compromisso e responsabilidade uns com os outros”, disse o Padre Elison Silva, pároco da Paróquia de Santa Terezinha, no Farol.

Ele falou da importância do tema em meio aos acontecimentos atuais da sociedade. “Esta pandemia mostrou a face do sofrimento humano, e precisamos ser essa presença consoladora no meio do povo”.

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs. A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.