Alagoano conduzirá processo que manterá prisão ou concederá liberdade a deputado federal
Arthur Lira é o presidente da Câmara dos Deputados

Após duas semanas na cadeira de presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (Progressistas) terá sua primeira prova de fogo à frente do cargo, com a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL). Será dele a condução do processo onde os parlamentares decidirão se a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ser mantida ou não.
De acordo com o artigo 53, parágrafo 2º, a decisão de manter a prisão ou conceder liberdade ao deputado Daniel Silveira deve ser tomada por maioria absoluta, o que corresponde a 257 votos contra a decisão do STF.
“Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001).”
Através do Twitter, Lira disse que a solução será encontrada com “serenidade” e ouvindo a “opinião majoritária” da Casa.
“Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia. Para isso, irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. E pelo único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da Instituição que represento”, escreveu.
Vale destacar que Lira terá o difícil papel de evitar um conflito direto entre Legislativo e Judiciário. A ligação de Daniel Silveira com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá ser outro fator que irá estimular o embate entre oposição e situação na Câmara Federal.
Últimas notícias

Estado de Alagoas registra, junto com RJ, o menor crescimento populacional do país

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
