Alagoano conduzirá processo que manterá prisão ou concederá liberdade a deputado federal
Arthur Lira é o presidente da Câmara dos Deputados
Após duas semanas na cadeira de presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (Progressistas) terá sua primeira prova de fogo à frente do cargo, com a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL). Será dele a condução do processo onde os parlamentares decidirão se a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ser mantida ou não.
De acordo com o artigo 53, parágrafo 2º, a decisão de manter a prisão ou conceder liberdade ao deputado Daniel Silveira deve ser tomada por maioria absoluta, o que corresponde a 257 votos contra a decisão do STF.
“Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001).”
Através do Twitter, Lira disse que a solução será encontrada com “serenidade” e ouvindo a “opinião majoritária” da Casa.
“Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia. Para isso, irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. E pelo único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da Instituição que represento”, escreveu.
Vale destacar que Lira terá o difícil papel de evitar um conflito direto entre Legislativo e Judiciário. A ligação de Daniel Silveira com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá ser outro fator que irá estimular o embate entre oposição e situação na Câmara Federal.
Últimas notícias
Obra de duplicação Palmeira-Arapiraca recebe inspeção na véspera da entrega oficial
Nome verdadeiro de Brad Pitt viraliza e surpreende fãs
Formatura acaba em confusão após briga causada por letra de música
Moradora de SC viraliza ao mostrar semelhança com avatar de loja
Mulher com 1,45 metro surpreende médicos ao dar à luz trigêmeos
Delegado Leonam cobra punição em denúncias de corrupção na Saúde de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
