Musicoterapia ajuda no tratamento de pacientes com Covid-19 internados no Hospital Metropolitano
Programa “Tocando Corações” busca restabelecer a saúde dos pacientes
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) lançou o programa “Tocando Corações”, que através da musicoterapia traz acalento aos pacientes que passam pelo isolamento social durante o tratamento do novo coronavírus.
Através do recurso da música, a equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas proporciona que o paciente sinta emoções positivas. Com isso, há melhora do humor, atenção, concentração, memória e, consequentemente, esse processo auxilia no tratamento contra a Covid-19.
Estudos apontam que o ato de se expressar por meio de música ajuda a melhorar a frequência cardíaca e respiratória e se mostra muito eficaz contra os sintomas de ansiedade e depressão. Neste programa, cada paciente escolhe uma música que traga boas recordações e, através dessa individualidade, memórias afetivas são atingidas, trazendo um momento único e especial, além de diminuir a saudade causada pelo isolamento.
“Já temos diversas publicações que comprovam a eficiência desse recurso, diminuindo dor e tempo de internação. Realizamos o lançamento no Hospital Metropolitano de Alagoas e vamos expandir para as outras unidades. O nosso objetivo é que melhore a experiência dos pacientes nas nossas unidades, através do tratamento humanizado”, ressaltou Marcos Ramalho, secretário executivo de Ações de Saúde e diretor da unidade hospitalar.
Vera Amorim, coordenadora do Serviço de Psicologia do HMA salientou que, durante o atendimento aos pacientes, são colhidas suas memórias afetivas. “Durante os atendimentos da Psicologia, a equipe colhe as histórias de cada paciente e, com isso, observamos várias memórias afetivas relacionadas à música. São essas músicas que são escolhidas para esse momento”, salientou.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
