Musicoterapia ajuda no tratamento de pacientes com Covid-19 internados no Hospital Metropolitano
Programa “Tocando Corações” busca restabelecer a saúde dos pacientes

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) lançou o programa “Tocando Corações”, que através da musicoterapia traz acalento aos pacientes que passam pelo isolamento social durante o tratamento do novo coronavírus.
Através do recurso da música, a equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas proporciona que o paciente sinta emoções positivas. Com isso, há melhora do humor, atenção, concentração, memória e, consequentemente, esse processo auxilia no tratamento contra a Covid-19.
Estudos apontam que o ato de se expressar por meio de música ajuda a melhorar a frequência cardíaca e respiratória e se mostra muito eficaz contra os sintomas de ansiedade e depressão. Neste programa, cada paciente escolhe uma música que traga boas recordações e, através dessa individualidade, memórias afetivas são atingidas, trazendo um momento único e especial, além de diminuir a saudade causada pelo isolamento.
“Já temos diversas publicações que comprovam a eficiência desse recurso, diminuindo dor e tempo de internação. Realizamos o lançamento no Hospital Metropolitano de Alagoas e vamos expandir para as outras unidades. O nosso objetivo é que melhore a experiência dos pacientes nas nossas unidades, através do tratamento humanizado”, ressaltou Marcos Ramalho, secretário executivo de Ações de Saúde e diretor da unidade hospitalar.
Vera Amorim, coordenadora do Serviço de Psicologia do HMA salientou que, durante o atendimento aos pacientes, são colhidas suas memórias afetivas. “Durante os atendimentos da Psicologia, a equipe colhe as histórias de cada paciente e, com isso, observamos várias memórias afetivas relacionadas à música. São essas músicas que são escolhidas para esse momento”, salientou.
Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
