Tecnologia 5G deve chegar em Maceió a partir de julho de 2022
A empresa que ganhar o leilão deverá ainda implantar a rede de fibra ótica em 20 cidades alagoanas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (25) o edital para o leilão de frequências do 5G. De acordo com o documento, a capital alagoana está no bloco das grandes cidades que devem implantar a tecnologia a partir de julho de 2022.
O documento será enviado agora para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Agora, é necessário calcular o valor dos lances para cada bloco de frequências que será leiloado.
Na portaria, a empresa que ganhar o leilão no bloco nordeste deverá ainda implantar a rede de fibra ótica em 20 cidades alagoanas que ainda não a possuem: Pindoba, Belém, Palestina, Olho D’Água Grande, Jacaré dos Homens, Tanque D’Arca, Belo Monte, São Brás, Santa Luzia do Norte, Chã Preta, São Miguel dos Milagres, Branquinha, Parinconha, Coité do Nóia, Santana do Mundaú, Jequiá da Praia, Passo de Camaragibe, Mata Grande e Traipu.
Serão leiloados no país quatro blocos de frequências: os de 700 MHz e 2,3 GHz serão inicialmente divididos com as 4G atuais. O bloco de 3,5 GHz é o que mais interessa às operadoras, já que é o mais usado no mundo para serviços 5G ao consumidor final. O último bloco, de 26 GHz, será usado para serviços de banda larga fixa.
A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. A promessa é de que ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.
De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.
Atualmente, as redes móveis 4G mais rápidas oferecem, em média, aproximadamente 45 Mbps (megabit por segundo), mas a indústria ainda tem esperança de alcançar 1 Gbps (gigabit por segundo = 1.024 Mbps).
Já a média da velocidade 3G no Brasil era de 8,82 Mbps (megabits por segundo). Há ainda a rede 4.5G, que trabalha com múltiplas faixas de frequência ao mesmo tempo em relação ao 4G tradicional. A tecnologia pode registrar no mundo ideal até 1 Gbps de velocidade.
Últimas notícias

Prefeita anuncia aumento salarial para servidores da Educação de Novo Lino

Polícia Científica identifica corpos encontrados carbonizados em carro na AL-405

Casal conserta adutora que abastece Murici nesta quinta-feira (3)

Casal realiza manutenção no sistema que abastece Junqueiro e São Sebastião

Motociclistas infratores são flagrados durante ação no bairro do Murilópolis

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
