Governo autoriza melhorias habitacionais em 3 mil casas localizadas em grotas de Maceió
Secretário informou que, em março, as Grotas do Grutão e Alto da Boa Vista terão obras de reforma iniciadas

O Vida Nova nas Grotas ganhou um novo capítulo na manhã desta sexta-feira (26) com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de melhorias habitacionais em três grotas de Maceió: Rafael, Alto de Ipioca e Antares. Serão 675 casas contempladas no total. O recurso investido, oriundo do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), será de cerca de R$ 4,4 milhões.
Na oportunidade, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, anunciou que o governador Renan Filho autorizou mais melhorias habitacionais em três mil casas localizadas em grotas de Maceió. No próximo mês, mais duas grotas terão a ordem de serviço assinada para o início das obras em 195 casas, são elas: Grota do Grutão e Alto da Boa Vista.
“É muito bom poder contar essa novidade! Além das casas que já estão encaminhadas para o início das obras, temos mais 250 em processo de licitação. O governador, com a autorização da Assembleia Legislativa e do Fecoep, nos garantiu poder dar mais esse passo no programa, com a liberação de mais 3 mil unidades.”
Além de a parceria com a ONU-HABITAT, a equipe do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) está à frente do levantamento de algumas grotas. Isso porque a Seinfra e o Conselho firmaram um acordo, no final de 2018, para reforçar a equipe técnica da Secretaria, permitindo mais agilidade no levantamento das grotas e no aperfeiçoando da metodologia utilizada.
Melhorias Habitacionais no Interior
Na ocasião, o secretário contou que as melhorias habitacionais também migrarão para o interior. “Em conversas com prefeitos e vereadores, todos eles pedem para levar o Vida Nova para o interior. As cidades não tem grotas, mas tem povoados e comunidades carentes. Diante desse apelo, o governador se sensibilizou e autorizou que cinco mil residências sejam recuperadas no interior do estado.” O projeto piloto se deu em Olho D’Água das Flores, com 200 casas contempladas. Algumas dessas residências já foram finalizadas.
O Programa vem mudando a vida da população da capital, que possui mais de 150 mil pessoas vivendo em grotas. Para o líder comunitário da Grota do Alto de Ipioca, Jadiel Pontes, a mudança é real. “O Programa Vida Nova nas Grotas tem o reconhecimento internacional junto com a ONU-HABITAT, o que nunca havia acontecido na história de Alagoas. Hoje, as grotas têm vez e voz.”
O programa
O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo do Estado de Alagoas em parceria com a Organização das Nações Unidas para assentamentos urbanos (ONU-Habitat). A Seinfra participa do projeto implementando ações de melhorias em habitações de situação precária nas grotas de Maceió. Entre as melhorias, estão reparos nos telhados, banheiro, cozinha, reboco e piso das casas.
As melhorias já contaram com R$ 10 milhões em investimento e a previsão é atender mais de 1.500 famílias em 13 grotas da capital.
Nas grotas da Macaxeira, Piabas e Aterro, cerca de 180 casas reformadas já foram entregues.
No evento, também estiveram presentes o deputado estadual, Breno Albuquerque, e os vereadores por Maceió, Cal Moreira.
Últimas notícias

Maceió: Ministério Público visita unidades Gigantinhos e detecta irregularidades

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
