MP recomenda suspensão de reajuste nos salários dos vereadores de Pilar
Órgão também determinou que esse valor seja devolvido aos cofres públicos
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça do Pilar, expediu Recomendação ao presidente da Câmara Municipal da cidade, para que suspenda o pagamento do aumento do subsídio dos vereadores do Pilar, até o dia 31 de dezembro de 2020, sem caráter de retroatividade, e também devolvidos aos cofres da referida Casa Legislativa os valores referentes ao aumento de subsídio recebido em 2021.
A medida foi tomada porque o MPAL, por meio do que Portal da Transparência da Câmara de Vereadores do Pilar, detectou o aumento do subsídios dos vereadores do referido município, passando os mesmos de R$6.012,60 (seis mil e doze reais e sessenta centavos) para R$7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).
O Ministério Público ressalta que o não atendimento da recomendação poderá implicar em ações contra o Legislativo do município do Pilar.
“A presente recomendação dá ciência e constitui em mora o destinatário quanto às providências solicitadas, podendo a omissão na adoção das medidas recomendadas implicar o manejo de todas as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis contra os que se mantiverem inertes”, diz trecho do documento.
No início deste mês, o promotor havia instaurado o inquérito civil n° 06.2021.00000072-3 para apurar os reajustes nos salários dos vereadores do Pilar, enfatizando a determinação do Governo Federal ao declarar o Brasil em situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional por causa da pandemia da Covid-19.
“Instaurei o procedimento para averiguar o aumento e, constatando, no momento pandêmico, torna-se inconcebível porque fere a lei complementar federal que impede qualquer aumento até 31 de dezembro”, conclui Azevedo.
Últimas notícias
Justiça Eleitoral mantém cassação do prefeito Bruno Teixeira e do vice em Maribondo
Homem com mochila nas costas furta bicicleta em frente a supermercado na Ponta da Terra, em Maceió
Ceci se posiciona: violência contra a mulher não é notícia comum, é crime
Ação integrada entre a PM de Alagoas e Sergipe resulta na prisão de suspeito de homicídio
Mulher sofre infarto e morre após saber de falecimento das amigas em acidente de Mata Grande
SSP deflagra grande operação de combate à criminalidade na Rota do Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
