Corpo de vítima de tsunami no Japão é achado 10 anos depois
Restos de esqueleto foram identificados. Mais de 2.500 pessoas seguem desaparecidas.

O corpo de uma mulher que era considerada desaparecida desde o devastador tsunami de 2011 no Japão foi encontrado, anunciou a polícia nesta sexta-feira (5). A identificação dos restos mortais da vítima ocorre a poucos dias do 10º aniversário da catástrofe.
Restos de um esqueleto, incluindo um crânio, foram encontrados em 17 de fevereiro, disse um porta-voz da polícia. A descoberta ocorreu em uma praia de Higashimatsushima, no departamento de Miyagi, no nordeste do Japão. A cidade fica ao norte de Fukushima, onde ocorreu o acidente nuclear após o tsunami.
Análises dentárias e de DNA realizadas esta semana pela perícia japonesa revelaram que os restos mortais são de Natsuko Okuyama, uma mulher de 61 anos que desapareceu na tragédia de 11 de março de 2011, revelou o porta-voz.
"Estou muito feliz que minha mãe reapareceu na véspera do 10º aniversário", disse o filho de Natsuko Okuyama, de acordo com a agência de notícias Kyodo. "Isso vai me permitir colocar minhas emoções em ordem e seguir em frente."
Essa é a primeira vez desde agosto de 2012 que o corpo de uma pessoa desaparecida é encontrado em Higashimatsushima, devastada pelo tsunami. Segundo a imprensa japonesa, a descoberta foi feita por uma pessoa que caminhava na área de uma empresa perto da praia e indicou à polícia ter visto algo que parecia com um crânio. Ao revistar o local, o corpo quase inteiro de Natsuko Okuyama foi retirado.
Mais de 2.500 desaparecidos
O balanço oficial da tripla catástrofe de 2011 no Japão (terremoto, tsunami e acidente nuclear de Fukushima) foi de 15.899 mortes em dezembro de 2020, de acordo com a polícia japonesa.
O caso de Natsuko Okuyama não é exceção. Mais de 2.500 pessoas ainda estão oficialmente desaparecidas quase 10 anos depois da catástrofe, impedindo muitas famílias de enterrarem seus parentes.
Veja também
Últimas notícias

Vereadores discutem ações para tratar dependência química e problema das ‘cracolândias’

“Descaso com a educação”, diz Teca Nelma sobre crise no transporte da rede municipal

Deputado Leonam critica uso de viaturas contra manifestação de policiais civis

Cabo Bebeto cobra do governo federal canais claros e acessíveis a vítimas da fraude do INSS

Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue nesta quinta (15)

Rodrigo Cunha acompanha obras de contenção em encostas do Vale do Reginaldo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
