Covid -19

Cronograma de vacinação contra a Covid-19 por idade é falso

Além de não informar o local do suposto cronograma, o falso calendário aponta dias para a imunização de pessoas abaixo de 60 anos

Por Assessoria 09/03/2021 17h05 - Atualizado em 09/03/2021 18h06
Cronograma de vacinação contra a Covid-19 por idade é falso
Cronograma de vacinação contra a Covid-19 por idade é falso - Foto: Agência Alagoas

Um calendário com datas para a vacinação contra a Covid-19 por idade vem circulando pela internet, mais especificamente pelo Whatsapp. A mensagem é falsa.

Além de não informar o local do suposto cronograma, o falso calendário aponta dias para a imunização de pessoas abaixo de 60 anos (não idosos).

“Repassando Calendário de Março Atualizado - Previsão Primeira fase de Imunização dos Idosos”, diz a mensagem, que surgiu no Rio de Janeiro e vem circulando por todo o país.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as faixas etárias para a vacinação são definidas mediante o quantitativo de vacinas que são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados. Assim, os calendários de vacinação vão sendo elaborados à medida que a chegada de novas doses de vacina é confirmada.

A secretaria ainda reforçou que os calendários são falsos: “A Sesau esclarece que a vacinação para imunizar a população contra a Covid-19 segue um direcionamento organizado pelo Ministério da Saúde, com as suas diretrizes contidas no Plano Estadual de Vacinação, que pode ser baixado no www.saude.al.gov.br.”

E acrescentou: “Por fim, a Sesau esclarece também que assim que as vacinas chegam ao Estado de Alagoas, o Governo informa qual público será vacinado e quando as doses estarão disponíveis para os municípios, que são os responsáveis pela vacinação”.

Alagoas Sem Fake

A editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. Para enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, o cidadão pode usar o número: (82) 98161-5890