População denuncia corpos amontoados a céu aberto em cemitério de PE
Amontado de corpos foi fotografado em cemitério de Vitória de Santo Antão, zona da mata de Pernambuco
Moradores de Vitória de Santo Antão (PE) que passaram pelo Cemitério São Sebastião na manhã de hoje compartilharam registros de ossadas e corpos em decomposição amontoados a céu aberto.
A cena caótica na cidade de 139 mil habitantes, localizada na zona da mata de Pernambuco, levantou preocupação com a gestão de crise em meio à pandemia de covid-19 e expôs o que, segundo uma moradora da região, é uma prática recorrente no município.
"Sempre tem esses sacos jogados por ali. Não é de hoje. As pessoas chegam para visitar e dão de cara com os corpos em decomposição. Um mau cheiro terrível", comentou a dona de casa Estela Ribeiro, de 49 anos, que reside no entorno do cemitério.
Segundo ela, o local sofre com a falta de mão de obra para atender a atual demanda. "Já vi gente esperando horas para enterrar uma pessoa. Esperando um funcionário voltar do intervalo", continuou.
Postado na manhã de hoje, o registro dos corpos amontoados logo viralizou, provocando revolta na web.
Imagens monstram uma elevada do Cemitério de São Sebastião. É possível notar sacos sobrepostos com os corpos e algumas ossadas.
"A gente em plena pandemia e esses corpos aí levando sol e vento. Ninguém sabe se esses corpos têm covid-19. Compartilhem aí para chegar às autoridades", disse um dos internautas, em uma rede social.
O UOL procurou a Prefeitura de Vitória de Santo Antão, que administra o cemitério, para repercutir as denúncias. Por meio de nota, a gestão municipal admitiu o problema, mas responsabilizou a administração anterior.
"Ao assumir a gestão, em janeiro deste ano, foi identificado o problema do descarte ilegal e sem respeito que era dado aos ossos de pessoas enterradas no cemitério", disse o comunicado.
A Prefeitura acrescentou que, após consultar a Procuradoria-Geral da cidade, decidiu que as ossadas serão sepultadas em outros dois cemitérios do município, na zona rural.
Últimas notícias
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Prêmio CRIA destaca ações e personalidades da Primeira Infância em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
