Morre artista popular alagoana Teka Rendeira vítima de um câncer
Informações sobre o seu falecimento foram divulgadas pelo Focuarte
A artista popular conhecida como Teka Rendeira faleceu, na noite desta quinta-feira (18), em decorrência de um câncer. O anúncio de sua morte foi divulgado através de uma nota do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte).
Para prestar as devidas homenagens à Teka, todas as atividades do Fórum foram suspensas pelo período de três dias, contando a partir desta sexta-feira (19).
Teka ficou conhecida graças ao samba, Só em Maceió, gravado em 1981 pelo sambista Martinho da Vila e posteriormente lançado no LP Sentimentos. Além da artesã, o samba homenageia as praias, o sururu e até as “meninas do Mossoró”, a lendária casa noturna frequentada e conhecida por muitos alagoanos de gerações passadas.
Em entrevista concedida ao Jornalista Rodrigo Cavalcante em 2019, o sambista recordou: "Lembro que alguém me disse: vá no Pontal conhecer o trabalho das rendeiras. Então fui. E fui muito bem recebido pela Teka, rendeira de lá, que me mostrou lugares lindos e um restaurante à beira da Lagoa Mundaú, o Maré. Depois, conheci a Eliane, de quem me tornei amigo e com quem fui à Praia do Francês, à Paripueira.
A amizade se estendeu à família, como o pai, o João, do caldinho de feijão da música. E como o LP Sentimentos reunia histórias que me tocavam, decidi incluir essa experiência em Maceió no disco."
Além de alavancar a produção artesanal do bordado filé, nossa cultura e belezas naturais através da música Martinho da Vila deixa registrado na história do samba brasileiro uma alagoana que muito nos honrou enquanto esteve entre nós e agora sua memória continuará a levar para Alagoas a tradição do bordado e o empoderamento da feminino.
Últimas notícias
'Desconvite' para fumar pedra de crack termina em ameaça e destruição de portão em Porto Calvo
Jovem é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Matriz de Camaragibe
Homem de 45 anos é socorrido após capotamento na Al-220, em Arapiraca
Mulher leva socos no rosto e puxões de cabelo durante briga com homem em bar de Porto Calvo
Homem de 33 anos é assassinado a tiros e corpo é encontrado na linha férrea de Arapiraca
Colisão violenta deixa motociclista morto no Litoral Norte de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
