Decreto estadual não proíbe venda de bebidas alcoólicas
Manchete compartilhada no WhatsApp é falsa; decreto determina fechamento de bares, mas mantém delivery
Um link circula no WhatsApp com a manchete de que o governador Renan Filho proibiu a venda de bebidas alcoólicas em todo o estado para combater o avanço da Covid-19. A informação é falsa. O novo decreto, que entra em vigor às 0h desta sexta-feira (19) e será válido por 14 dias, proíbe a abertura para atendimento presencial de bares e restaurantes, mas permite o funcionamento de delivery e o sistema pegue e leve.
O conteúdo falso é apresentado como uma notícia do portal G1. "Governador Renan Filho anuncia lockdown de 21 dias e Lei Seca, proibição da venda de bebida alcoólica em todo o estado de Alagoas, adoção rígida no combate à Covid-19", afirma a falsa manchete.
O Decreto 73.650 coloca Alagoas na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado com várias medidas, entre elas, a proibição de abertura de bares e restaurantes para o atendimento presencial, mas permite a comercialização por delivery e pelo sistema pegue e leve. Ou seja, as novas normas não proíbem a venda de bebidas alcoólicas.
As medidas também não se tratam de lockdown, porque não há bloqueio total da circulação das pessoas, apenas restringe em um horário determinado, das 21h às 5h, com exceção de quem precisa sair de casa para trabalhar ou ter acesso aos serviços essenciais, que são mantidos normalmente. Os demais estabelecimentos seguem com permissão para funcionar em horários reduzidos de terça à sexta-feira.
O fechamento temporário de bares não tem relação com a Lei Seca, como citada na falsa manchete. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informou que as operações da Lei Seca seguem normalmente, de acordo com o protocolo sanitário estabelecido pelo governo do estado.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
