Decreto: agentes flagram 20 descumprimentos no final de semana em Maceió
SEMSCS realizou uma abordagem mais educativa diante de irregularidades
O primeiro final de semana com vigência do novo decreto emergencial, que colocou Alagoas de volta na fase vermelha, foi marcado por ruas vazias em Maceió. Mesmo assim, equipes comandadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) conseguiram flagrar 20 descumprimentos ao decreto durante fiscalizações.
De acordo com dados enviados pela assessoria de imprensa da pasta ao 7Segundos, da sexta-feira (19) ao domingo (21), foram 588 denúncias via WhatsApp e por meio do Disque SEMSCS (3312-5277).
Por se tratar dos primeiros dias do decreto, todas as abordagens a pessoas e estabelecimentos foram feitas de forma educativa. Equipes multidisciplinares — comandadas pela SEMSCS e compostas por agentes da Guarda Municipal, Fiscais de Postura e Vigilância Sanitária — estavam nas ruas da capital.
Na sexta-feira, em 405 fiscalizações, 5 tiveram uma abordagem educativa. No sábado (20), foram feitas 328 fiscalizações, das quais 318 cumpriam o decreto e 10 estavam irregulares, sendo 3 ambulantes, 4 food trucks, 2 balanças de peixe e 1 evento de pequeno porte.
Já na manhã do domingo foram feitas 76 fiscalizações, com 68 cumprindo o decreto e 5 abordagens educativas, sendo 2 estabelecimentos orientados a cumprir o decreto e 1 ambulante orientado.
Praias, shoppings e o comércio não podem funcionar aos finais de semana, de acordo com as normas do novo decreto emergencial.