"Sacrificar não é solução", alerta Teca Nelma sobre causa animal
Mais de cinquenta gatos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde serão castrados, vacinados, cuidados e serão colocados para adoção
A vereadora Teca Nelma participou de uma ação conjunta que recolheu animais errantes que vivem na região do Mercado da Produção, em Maceió. Mais de cinquenta gatos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde serão castrados, vacinados, cuidados e serão colocados para adoção. “Sacrificar não é solução. Maceió precisa de uma política pública de convivência entre os animais e a população”, disse a vereadora.
A ação, que ocorreu nesta segunda-feira (22), foi uma iniciativa da prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, a Comissão de Bem Estar Animal da OAB-AL e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).
Teca Nelma reforçou que o Mercado da Produção é um lugar de manipulação de alimentos e que a procriação desenfreada desses animais também pode proliferar doenças e parasitas, e contaminar os humanos. “As pessoas estão enfrentando um grave período de mudança social e econômica. A população está mais pobre e, consequentemente, não conseguem mais sustentar esses animais. Gerando um aumento expressivo do número de animais abandonados nas ruas. Eles procriam entre si e o controle de natalidade fica difícil. Principalmente porque o castramóvel de Maceió não está funcionando”, disse.
Há uma falha na gestão desses animais de rua, que são tutela da prefeitura de Maceió. Os animais errantes também são vítimas de maus tratos e sofrem por não terem condições adequadas para sobreviver, como comida, água e abrigo. “Isso gera sérias consequências, tanto para a saúde pública quanto para o bem-estar animal. Quando cada cidadão faz o seu papel, é possível tornar a convivência entre animais e pessoas ainda mais harmonizada”.
A ação também acontecerá nessa terça-feira (23).
CASTRAMÓVEL
A vereadora Teca Nelma apresentou uma indicação ao Prefeito de Maceió, solicitando o funcionamento do Castramóvel, que está estacionado na Secretaria de Saúde. O caminhão é uma importante ferramenta para o controle da natalidade dos animais na capital e se encontra sem insumos para funcionar.
A indicação foi lida no plenário da Câmara Municipal de Maceió e aprovada por unanimidade. Agora, será encaminhado ao prefeito.
Últimas notícias
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Homem rouba iPhone de cidadão embriagado, vende por R$ 150 e é preso em Arapiraca
Presidente da OpenIA compartilha prompt para extrair o máximo do ChatGPT
Homem quebra o pé direito após agredir a mãe e tentar fugir de apartamento, em Arapiraca
Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel e Kitara, morre aos 42 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
