"Sacrificar não é solução", alerta Teca Nelma sobre causa animal
Mais de cinquenta gatos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde serão castrados, vacinados, cuidados e serão colocados para adoção
A vereadora Teca Nelma participou de uma ação conjunta que recolheu animais errantes que vivem na região do Mercado da Produção, em Maceió. Mais de cinquenta gatos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde serão castrados, vacinados, cuidados e serão colocados para adoção. “Sacrificar não é solução. Maceió precisa de uma política pública de convivência entre os animais e a população”, disse a vereadora.
A ação, que ocorreu nesta segunda-feira (22), foi uma iniciativa da prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, a Comissão de Bem Estar Animal da OAB-AL e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).
Teca Nelma reforçou que o Mercado da Produção é um lugar de manipulação de alimentos e que a procriação desenfreada desses animais também pode proliferar doenças e parasitas, e contaminar os humanos. “As pessoas estão enfrentando um grave período de mudança social e econômica. A população está mais pobre e, consequentemente, não conseguem mais sustentar esses animais. Gerando um aumento expressivo do número de animais abandonados nas ruas. Eles procriam entre si e o controle de natalidade fica difícil. Principalmente porque o castramóvel de Maceió não está funcionando”, disse.
Há uma falha na gestão desses animais de rua, que são tutela da prefeitura de Maceió. Os animais errantes também são vítimas de maus tratos e sofrem por não terem condições adequadas para sobreviver, como comida, água e abrigo. “Isso gera sérias consequências, tanto para a saúde pública quanto para o bem-estar animal. Quando cada cidadão faz o seu papel, é possível tornar a convivência entre animais e pessoas ainda mais harmonizada”.
A ação também acontecerá nessa terça-feira (23).
CASTRAMÓVEL
A vereadora Teca Nelma apresentou uma indicação ao Prefeito de Maceió, solicitando o funcionamento do Castramóvel, que está estacionado na Secretaria de Saúde. O caminhão é uma importante ferramenta para o controle da natalidade dos animais na capital e se encontra sem insumos para funcionar.
A indicação foi lida no plenário da Câmara Municipal de Maceió e aprovada por unanimidade. Agora, será encaminhado ao prefeito.
Últimas notícias
Azul aumenta frequência de voos entre Campinas e Maceió
Veículos com data de fabricação até o ano de 2010 são isentos do IPVA em Alagoas
Corujão da Saúde realiza mais de 780 mil atendimentos e leva serviços de qualidade para a população
Alagoas registra a maior redução em vítimas de afogamento dos últimos cinco anos
Detran/AL orienta proprietários de veículos sobre prazos de pagamento da taxa de licenciamento
Defesa Civil avança no trabalho preventivo com aplicação de lonas em áreas de risco
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
