"Sacrificar não é solução", alerta Teca Nelma sobre causa animal
Mais de cinquenta gatos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde serão castrados, vacinados, cuidados e serão colocados para adoção
A vereadora Teca Nelma participou de uma ação conjunta que recolheu animais errantes que vivem na região do Mercado da Produção, em Maceió. Mais de cinquenta gatos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses, onde serão castrados, vacinados, cuidados e serão colocados para adoção. “Sacrificar não é solução. Maceió precisa de uma política pública de convivência entre os animais e a população”, disse a vereadora.
A ação, que ocorreu nesta segunda-feira (22), foi uma iniciativa da prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, a Comissão de Bem Estar Animal da OAB-AL e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).
Teca Nelma reforçou que o Mercado da Produção é um lugar de manipulação de alimentos e que a procriação desenfreada desses animais também pode proliferar doenças e parasitas, e contaminar os humanos. “As pessoas estão enfrentando um grave período de mudança social e econômica. A população está mais pobre e, consequentemente, não conseguem mais sustentar esses animais. Gerando um aumento expressivo do número de animais abandonados nas ruas. Eles procriam entre si e o controle de natalidade fica difícil. Principalmente porque o castramóvel de Maceió não está funcionando”, disse.
Há uma falha na gestão desses animais de rua, que são tutela da prefeitura de Maceió. Os animais errantes também são vítimas de maus tratos e sofrem por não terem condições adequadas para sobreviver, como comida, água e abrigo. “Isso gera sérias consequências, tanto para a saúde pública quanto para o bem-estar animal. Quando cada cidadão faz o seu papel, é possível tornar a convivência entre animais e pessoas ainda mais harmonizada”.
A ação também acontecerá nessa terça-feira (23).
CASTRAMÓVEL
A vereadora Teca Nelma apresentou uma indicação ao Prefeito de Maceió, solicitando o funcionamento do Castramóvel, que está estacionado na Secretaria de Saúde. O caminhão é uma importante ferramenta para o controle da natalidade dos animais na capital e se encontra sem insumos para funcionar.
A indicação foi lida no plenário da Câmara Municipal de Maceió e aprovada por unanimidade. Agora, será encaminhado ao prefeito.
Últimas notícias
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Show de Durval Lelys é cancelado no Verão Massayó e programação de domingo é alterada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
