Tribunal de Justiça de AL realiza 309 sessões virtuais em um ano de teletrabalho
Secretarias dos órgãos colegiados atuam remotamente e Diretoria de Tecnologia transmite sessões ao vivo
Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) se adaptou rapidamente ao teletrabalho e às sessões virtuais de julgamentos colegiados. Desde março de 2020 até hoje, foram realizadas 309 sessões das três Câmaras Cíveis, Câmara Criminal, Pleno, Seção Especializada e Conselho da Magistratura.
O Diretor de Tecnologia do Tribunal, José Baptista, ressalta o fato de as sessões estarem sendo transmitidas ao vivo para o público em geral, além de ficarem disponíveis posteriormente. “As sessões ficam gravadas na página audienciavirtual.tjal.jus.br. Estamos usando a melhor tecnologia existente no mercado, para que o nosso jurisdicionado tenha todas as facilidades que a tecnologia oferece”.
Ednilda Lessa, secretária-geral do Pleno do Tribunal de Justiça, avalia que os servidores se adequaram bem à nova realidade. “Estamos cumprindo as metas e até mesmo ultrapassando as metas estabelecidas pelo CNJ e a Corregedoria”, afirma.
Os servidores da Secretaria Geral, assim como das outras secretarias dos órgãos colegiados do TJAL, confeccionam previamente publicações necessárias para a validade das sessões, a posteriormente, fazem atas e movimentações no Sistema de Automação da Justiça, atividades que têm sido desempenhadas por teletrabalho.
Outra mudança na rotina das secretarias são as inscrições, de advogados e procuradores, para sustentação oral nas sessões, que agora são feitas por um link no site do Tribunal. “As partes, advogados e procuradores estão também se adaptando, sempre que eles tem dúvida, ligam para a Secretaria”, relata Ednilda Lessa.
As inscrições online são disponibilizadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati). “O Tribunal inovou em 2020 com o sistema de agendamento de sustentação oral. Uma senha é gerada automaticamente, e o advogado consegue fazer login na sala virtual, realizando a sustentação no seu escritório”, destaca o diretor José Baptista.
Confira o número de sessões virtuais realizadas para cada órgão colegiado:
Pleno Jurisdicional: 48 sessões
Pleno Administrativo: 39 sessões
1ª Câmara Cível: 48 sessões
2ª Câmara Cível: 54 sessões
3ª Câmara Cível: 54 sessões
Câmara Criminal: 46 sessões
Seção Especializada Cível: 7 sessões
Conselho da Magistratura: 13 sessões.
Últimas notícias
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
Pinto da Madrugada começa a tomar conta da orla e deve arrastar multidão em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
