Navio encalhado no Canal de Suez volta a flutuar após seis dias
Embarcação de 220 mil toneladas e 400 metros encalhou na terça (23/3) e bloqueou a principal ligação marítima entre a Europa e a Ásia
O cargueiro Ever Given, que está encalhado e bloqueia o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29/3), segundo a Inchcape Shipping Services, um provedor global de serviços marítimos.
De acordo com a Inchape, o navio de contêineres voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília). A embarcação havia se movido no sábado (27/3), mas não o suficiente.
Os responsáveis pela operação que visa liberar a via estratégica que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo esperam que o canal seja liberado já no início desta semana.
Vídeo publicado nas redes sociais indicou que o navio girou, abrindo espaço no canal, segundo a agência Reuters. Outras imagens mostravam comemoração e buzinas vindas dos navios que trabalha na operação para desencalhar o cargueiro.
O Ever Given, operado pela empresa Evergreen, tem 400 metros e pesa mais de 200 mil toneladas. O cargueiro está encalhado na diagonal, na parte sul do canal, após fortes ventos e uma tempestade de areia na região atingirem o navio, na última terça-feira (23/3).
O Canal de Suez é a rota mais curta entre a Ásia e a Europa. Com 193 km, é responsável por cerca de 10% do comércio marítimo internacional. Por dia, US$ 9,5 bilhões em mercadorias são transportados pelo canal.
Mais de 200 navios aguardam para fazer a travessia. Algumas empresas temem que, com a demora na liberação do canal, tenham que desviar a rota para contornar o Cabo da Boa Esperança, onde ataques de piratas são frequentes.
Últimas notícias
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Motoqueiro morre após colisão com carreta na entrada de Coruripe
Médico é executado a tiros em frente a unidade de saúde na zona rural de Arapiraca
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
