Navio encalhado no Canal de Suez volta a flutuar após seis dias
Embarcação de 220 mil toneladas e 400 metros encalhou na terça (23/3) e bloqueou a principal ligação marítima entre a Europa e a Ásia

O cargueiro Ever Given, que está encalhado e bloqueia o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29/3), segundo a Inchcape Shipping Services, um provedor global de serviços marítimos.
De acordo com a Inchape, o navio de contêineres voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília). A embarcação havia se movido no sábado (27/3), mas não o suficiente.
Os responsáveis pela operação que visa liberar a via estratégica que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo esperam que o canal seja liberado já no início desta semana.
Vídeo publicado nas redes sociais indicou que o navio girou, abrindo espaço no canal, segundo a agência Reuters. Outras imagens mostravam comemoração e buzinas vindas dos navios que trabalha na operação para desencalhar o cargueiro.
O Ever Given, operado pela empresa Evergreen, tem 400 metros e pesa mais de 200 mil toneladas. O cargueiro está encalhado na diagonal, na parte sul do canal, após fortes ventos e uma tempestade de areia na região atingirem o navio, na última terça-feira (23/3).
O Canal de Suez é a rota mais curta entre a Ásia e a Europa. Com 193 km, é responsável por cerca de 10% do comércio marítimo internacional. Por dia, US$ 9,5 bilhões em mercadorias são transportados pelo canal.
Mais de 200 navios aguardam para fazer a travessia. Algumas empresas temem que, com a demora na liberação do canal, tenham que desviar a rota para contornar o Cabo da Boa Esperança, onde ataques de piratas são frequentes.
Últimas notícias

Conhecido torcedor do ASA passa por problemas de saúde e necessita de doações

PMAL entra em ‘quarentena’ para prender 2º suspeito da morte de sargento reformado

Novos consignados: INSS adota bloqueio automático e exige biometria

Dia Nacional do Turismo: Setur celebra conquistas que consolidam o Destino Alagoas no cenário mundial
Sem mandato, Fernando Hollanda ganha cargo secundário no governo de Paulo Dantas

TCU suspende acordos de compra de kits de robótica que beneficiavam aliado de Arthur Lira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
