Brasil

Governador do Rio comemora aniversário 2 dias após pedir para população evitar festas

Cláudio Castro gravou um vídeo pedindo desculpas por ter realizado a festa que celebrou seus 42 anos

Por Catraca Livre 30/03/2021 09h09 - Atualizado em 30/03/2021 09h09
Governador do Rio comemora aniversário 2 dias após pedir para população evitar festas
Governador do Rio comemora aniversário 2 dias após pedir para população evitar festas - Foto: Reprodução

Cláudio Castro (PSC), governador em exercício do Rio de Janeiro, celebrou seu aniversário de 42 anos — completados nesta segunda-feira, 29 — com uma festa no último domingo, 28, em uma casa em Itaipava, Petrópolis, na Região Serrana. Decreto da Prefeitura de Petrópolis proíbe aglomerações até o próximo domingo, 4. A informação foi publicada pelo Blog do Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

O documento aponta que eventos de caráter social, como casamentos, confraternizações, inaugurações, bodas, aniversários, formaturas, coquetéis, lançamentos e cerimônias estão proibidos. “Ficam suspensos qualquer tipo de aglomeração, seja em área pública ou privada”, diz em um dos trechos do decreto.

Na última sexta-feira, 26, o governador fez um pedido de apelo à população do Rio de Janeiro. “Não é hora de fazermos festa. Tem muita gente morrendo, muita gente na fila de um hospital. Esse é um feriado pra nós ficarmos em casa”, disse.

Ele também havia pedido para que evitassem aglomerações. “Eu queria pedir muito à nossa população que evite aglomeração. Repito e vou repetir quantas vezes precisar: é hora de nós ficarmos reclusos, sim”, emendou.

A reportagem da Globo esteve no local e falou com uma empregada e com um convidado. A funcionária disse que o local “estava muito cheio”. O outro entrevistado afirmou que “todo mundo [estava] sem máscara”.

A reportagem também conseguiu registrar uma aglomeração de pessoas sem máscara no jardim e na porta da residência. Um carro oficial do governo estava parado na garagem do local. Já na cozinha, a comida era feita ao lado de uma caixa térmica que levava o nome do governador.

Lado do governador


A assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro disse que o governador em exercício realizou um almoço com algumas pessoas de sua família e também de sua esposa no último domingo, 28, e negou ter havido aglomeração ou festa com convidados. Os veículos avistados logo na entrada da casa eram de familiares e da escolta do governador em exercício.

Claudio Castro divulgou um vídeo pedindo desculpas sobre a comemoração de seu aniversário, em uma casa em Petrópolis, Região Serrana do Rio, neste último domingo, 28.

Castro afirmou ter realizado um almoço para seus familiares, e pessoas que já convivem com ele no dia a dia, porém alguns amigos teriam comparecido para celebração.