Ritmos nordestinos são destaque em novo EP de rapper alagoano
Músico aposta em letras com críticas sociais e estruturais
Coco de roda, baião, xote e forró. Esses são alguns dos principais ritmos nordestinos utilizados no último EP do rapper alagoano Ruy Guimarães, também conhecido como Ruimaraes, lançado nessa quarta-feira (31). Intitulado “Alavantu”, a obra traz músicas com letras repletas de críticas sociais e estruturais, além de uma faixa romântica, algo já característico do músico.
A ideia inicial da carreira solo do músico é misturar o rap a diversos elementos e, neste extended play, o forró se torna mais presente nas melodias, contando com instrumentos como zabumba, triângulo e, principalmente, a sanfona, que se misturam com batidas eletrônicas e rimas rápidas.
Ruimaraes explica que, além de exaltar a região Nordeste, também enaltece alguns artistas, como Jackson do Pandeiro, Chico Science, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e o alagoano Jacinto Silva, que foi sua maior inspiração.
“Aprendi com o saudoso Chico Science que é possível que as tradições regionais se apropriem de influências estrangeiras. E isso é refletido em todas as minhas músicas. É uma forma de valorizar, reconhecer e apoiar a tradição, mas também ser livre para expandir, criar e inovar”, detalhou.
O EP conta com duas participações, uma do cantor alagoano de MPB, Júlio Uçá, na música “Caboclo intergaláctico e seu baião”; e outra da cantora Ju Souza, em “De longe (xote lo-fi)”.
Mais uma vez, Ruy produziu toda a obra, compondo e cantando todas as faixas. Já a gravação de voz e a mixagem e masterização ficaram a cargo de Tiago Godoi.
“Fazer esse EP foi um reencontro com minha infância e uma homenagem às minhas raízes, que tanto amo. Nasci em Teresina, no Piauí, mas morei em Maceió minha vida inteira. Minha mãe é Pernambucana, minha avó de Palmeira dos Índios, meu avô da Paraíba, e por aí vai (...) tenho praticamente um pouco do nordeste inteiro no sangue”.
Ruimaraes conta que, durante o processo de produção, foi mergulhando na história de grandes nomes da música, conhecendo novos artistas e explorando outros que já conhecia. “Fiz um estudo sobre os gêneros criados e o que as pessoas daquela época queriam expressar”.
Capa
A arte da capa é de autoria do ilustrador Enio Maciel e é inspirada na música “Caboclo intergaláctico e seu baião”, terceira faixa da obra, que conta com referências de cor da novela brasileira “Velho Chico” e da animação estadunidense “Rick and Morty”.
“Quando o Ruy me mostrou a letra, vi que era bem viajada e merecia algo mais maluco. A música fala de um homem que pegou um portal interdimensional. Utilizei elementos como um carro de boi, uma casa simples e uma árvore seca, para regionalizar. Me usei de modelo naquele ângulo do personagem central, posicionei a câmera em frente à rede que estava deitado, para pegar o ponto de perspectiva. Então decalquei a foto para usar como esboço”, descreveu Enio.

Discografia
Esse é o segundo EP do artista, que fez sua estreia na carreira solo com o single “Cheio de maluco”, em 2018. O primeiro foi “Frida, rimas e álcool em gel”, em abril de 2020. Ele também conta com cinco clipes musicais: “Cheio de maluco”; “Eu te amo, peste!”; “Samba!”, “Clickbait”; e “Eu queria congelar”.
Ficha técnica
Nome: Alavantu
Artista: Ruimaraes
Selo: Independente
Artista da capa: Enio Maciel
Faixas:
1 - Monólogo ao pé do coco
2 - O passado
3 - Caboclo intergaláctico e seu baião feat. Julio Uçá
4 - Xote da implicância
5 - De longe (Xote lo-fi) feat. Ju Souza
Acesse o álbum diretamente pelo QR Code abaixo:

Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
