Com restrições e vacinação, Covid-19 dá sinal de leve desaceleração em Alagoas
Em duas semanas, média de mortes saiu de alta para estabilidade
A situação ainda é alarmante no sistema de saúde. Porém, de forma lenta e gradual, a pandemia da Covid-19 dá leve sinal de desaceleração em Alagoas. Após duas semanas de restrições que colocou todo o estado na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado, a média móvel de mortes pelo coronavírus voltou a ficar em estabilidade.
De acordo com dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a média móvel de mortes por Covid-19 ficou em alta até a última quinta-feira (1º), quando apresentou variação de 21%. Na sexta-feira da Paixão (02), a taxa caiu para 15%. No sábado (03), recuou para 9%. No domingo de Páscoa (04), a taxa apresentou estabilidade, com variação de 8%.

Para o cálculo da média móvel, soma-se o número de casos ou mortes dos últimos 7 dias. A tendência é a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Se o percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.
Casos de Covid-19 em alta
O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), de domingo (04), confirmou mais 429 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 156.239 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.482 estão em isolamento domiciliar.
Outros 148.351 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 10.549 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 23 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 3.643 óbitos por Covid-19.
Ocupação de leitos
Dos 1.338 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 768 estavam ocupados até às 18h42 horas de domingo (04), o que corresponde a 57% do total. Atualmente, 330 pacientes estão em leitos de UTI, 9 ocupando leitos intermediários e 429 em leitos de enfermaria.
Vacinação
Atualização de domingo (04), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), e apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), mostra que 334.811 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. São 269.221 pessoas vacinadas com a primeira dose, e 65.590 já imunizadas com a segunda dose.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
