Polícia

Audiências de custódia passam a ser realizadas nas delegacias plantonistas de AL

Novo sistema irá permitir que audiências ocorram de forma remota

05/04/2021 11h11 - Atualizado em 05/04/2021 11h11
Audiências de custódia passam a ser realizadas nas delegacias plantonistas de AL
Paulo Cerqueira em reunião com diretores da instituição - Foto: Ascom PC/AL

O delegado-geral de Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, se reuniu com diretores da instituição para tratar da realização de audiências de custódia nas sedes das delegacias plantonistas do estado.

A reunião teve a participação dos delegados Francisco Amorim e José Carlos André, respectivamente, responsáveis pelos setores administrativo e de informática da instituição.

Atualmente, as audiências são realizadas de forma presencial, sendo necessária a remoção dos presos até os fóruns das diversas Comarcas do Estado.

Quando o novo sistema for implantado, elas ocorrerão de forma remota, via internet, evitando o deslocamento dos presos até os fóruns.

Essa nova sistemática será possível mediante parceria entre a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de Alagoas.

O delegado Francisco Amorim informou que está agilizando a aquisição dos demais equipamentos necessários para dar início, em breve, ao novo processo de audiências de custódia.

O delegado José Carlos disse que com a implantação de meio técnico para realização da audiência de custódia diretamente das delegacias plantonistas, por meio de videoconferência, a Polícia Civil de Alagoas atende uma demanda do Poder Judiciário, adequa-se as novas realidades impostas pela pandemia e dá um importante passo no uso da tecnologia cada mais vez constante nas atividades da Polícia Judiciária.

O delegado-geral Paulo Cerqueira solicitou aos diretores agilidade na instalação do novo sistema.