Maceió

Prefeito JHC anuncia criação de Núcleo de Combate à Corrupção

Após oito anos, a capital também vai regulamentar a Lei Federal Anticorrupção

Por Secom Maceió 07/04/2021 15h03
Prefeito JHC anuncia criação de Núcleo de Combate à Corrupção
Prefeito JHC anuncia criação de Núcleo de Combate à Corrupção - Foto: Secom Maceió

O prefeito JHC anunciou, nesta quarta-feira (7), a criação do Núcleo de Transparência e Combate à Corrupção (NTCC). O órgão ficará vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) e será importante instrumento para programas de prevenção da corrupção, de promoção da transparência, do acesso à informação, da conduta ética, da integridade e do controle social, como informa o gestor. 

JHC também apresentou a regulamentação da Lei Federal 12.846/2013 anticorrupção, que apesar de criada há oito anos não havia sido legitimada até aqui. Decreto neste sentido está sendo finalizado e será publicado no Diário Oficial do Município.

“Essa é uma iniciativa muito importante visando o fortalecimento do combate à corrupção e a transparência. Desde o início, nós começamos um trabalho para fortalecer a nossa Controladoria. E hoje, a nossa Controladoria vai ter, inclusive, o núcleo de combate à corrupção, que vai estar aliado a um decreto que nós vamos publicar, fazendo esse trabalho que é muito importante para a nossa cidade”, afirmou JHC.

Quanto à regulamentação da Lei 12.846/2013 ele diz que Maceió sairá, mais uma vez, na frente, permitindo ao Município a atualização sobre gestão e administração. “Aos poucos vamos arrumando a casa. Pegamos uma Controladoria que praticamente não existia, estamos organizando, fortalecendo, criando braços fortes para poder ajudar a própria Controladoria, melhorar a qualidade da gestão, para que a gente possa oferecer melhores resultados”, disse o prefeito.