Pedro Vilela apresenta emenda à "MP do Ambiente de Negócios" para permitir venda direta de etanol
A alteração proposta pelo parlamentar se estende a outros agentes produtores, a critério da Agência Nacional de Petróleo (ANP)

O deputado Pedro Vilela (PSDB) defende a venda direta do etanol a distribuidores, postos revendedores e mercado externo, segundo emenda apresentada por ele, nesta sexta-feira, 09, à Medida Provisória do Ambiente de Negócios, que trata deste assunto. A alteração proposta pelo parlamentar se estende a outros agentes produtores, a critério da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O parlamentar lembra que desde 2009, quando se tornou obrigatório o comércio de etanol exclusivamente por meio de distribuidores, o produto vem perdendo competitividade no mercado. “Se naquela época (2009) poderia haver algum apelo em relação a um maior controle desse combustível, atualmente o avanço tecnológico brasileiro na área já tornou essa exigência obsoleta”, enfatiza Pedro Vilela.
“A presença de um agente prescindível na cadeia de comercialização acarreta custos adicionais para o consumidor final. De acordo com um portal de notícias especializado no setor, em abril deste ano, no estado de São Paulo, a margem das distribuidoras sobre o preço do etanol praticado nas usinas chegou a 61,78%, ou 94 centavos por litro. No início do ano, a diferença estava em torno de 35%. Em Goiás, a margem ultrapassou os 80%”, reforça o parlamentar.
O deputado entende que a possibilidade de comercialização direta entre produtores e varejistas não resultará no enfraquecimento das distribuidoras, que continuarão a cumprir um papel essencial na negociação de etanol no atacado: “Ao contrário, ao expandir as opções disponíveis aos agentes para transação de seus produtos, o regramento proposto estimulará a competição e a eficiência, com ganhos expressivos para o consumidor final e para o Brasil”.
A emenda do deputado Pedro Vilela segue, na integralidade, Projeto de Lei nº 10.316/2018, de autoria do Deputado Federal Mendonça Filho, do estado de Pernambuco.
Últimas notícias

Teca Nelma participa de audiência que revela novos dados sobre colapso causado pela Braskem em Maceió

Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

"Investir em novas creches é dar oportunidade para toda a família", afirma deputado Daniel

Morre o cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Alagoas terá mais um fim de semana com tempo instável, indica previsão da Semarh/AL

Júri popular: 5ª Vara de Arapiraca abre inscrições para jurados voluntários
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
