Emater firma Termo de Cooperação Técnica com 5 municípios no mês de março
Os prefeitos aderiram ao convênio visando desenvolver a agricultura nas suas respectivas cidades
A agricultura não parou em meio à pandemia do novo coronavírus e, mesmo com o estado na fase vermelha, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) manteve o ritmo de compromissos.
Durante o mês de março de 2021, foram assinados novos Termos de Cooperação Técnica com cinco municípios, estes são Monteirópolis, São José da Tapera, Colônia Leopoldina, Poço das Trincheiras e Marechal Deodoro.
“Os termos de cooperação formalizam essa parceria entre a Emater e os municípios. Isso garante que todos os nossos programas e ações possam ser desenvolvidos, e reforça onde já existe a presença da Emater. É a garantia de assistência técnica para os agricultores familiares e da inserção dos produtores daquele munícipio em programas como Dom Helder Câmara, PAA e diversos outros. Essa relação assegura que os munícipios possam ser atendidos por todas nossas ações”, ressaltou o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.
A parceria entre a instituição e os órgãos executivos municipais prevê a capacitação para habilitar os municípios para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais conhecida como DAP, que é o documento de identificação do agricultor familiar.
Este documento pode ser adquirido por agricultores familiares, na figura de pessoas físicas, como também por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.
Com a DAP, os agricultores conseguem ter acesso às políticas públicas, a exemplo da venda de alimentos para merendas escolares. Para isso, a iniciativa conta com a integração das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, e da Superintendência de Desenvolvimento Econômico dos respectivos municípios.
Parcerias futuras
A Emater continua buscando mais acordos com as cidades alagoanas, visando desenvolver a agricultura em todo o estado. Com isso em mente, mais quatro irão assinar o termo, estes são Ouro Branco, São Miguel dos Milagres, Branquinha e Joaquim Gomes.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
