Emater firma Termo de Cooperação Técnica com 5 municípios no mês de março
Os prefeitos aderiram ao convênio visando desenvolver a agricultura nas suas respectivas cidades

A agricultura não parou em meio à pandemia do novo coronavírus e, mesmo com o estado na fase vermelha, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) manteve o ritmo de compromissos.
Durante o mês de março de 2021, foram assinados novos Termos de Cooperação Técnica com cinco municípios, estes são Monteirópolis, São José da Tapera, Colônia Leopoldina, Poço das Trincheiras e Marechal Deodoro.
“Os termos de cooperação formalizam essa parceria entre a Emater e os municípios. Isso garante que todos os nossos programas e ações possam ser desenvolvidos, e reforça onde já existe a presença da Emater. É a garantia de assistência técnica para os agricultores familiares e da inserção dos produtores daquele munícipio em programas como Dom Helder Câmara, PAA e diversos outros. Essa relação assegura que os munícipios possam ser atendidos por todas nossas ações”, ressaltou o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.
A parceria entre a instituição e os órgãos executivos municipais prevê a capacitação para habilitar os municípios para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais conhecida como DAP, que é o documento de identificação do agricultor familiar.
Este documento pode ser adquirido por agricultores familiares, na figura de pessoas físicas, como também por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.
Com a DAP, os agricultores conseguem ter acesso às políticas públicas, a exemplo da venda de alimentos para merendas escolares. Para isso, a iniciativa conta com a integração das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, e da Superintendência de Desenvolvimento Econômico dos respectivos municípios.
Parcerias futuras
A Emater continua buscando mais acordos com as cidades alagoanas, visando desenvolver a agricultura em todo o estado. Com isso em mente, mais quatro irão assinar o termo, estes são Ouro Branco, São Miguel dos Milagres, Branquinha e Joaquim Gomes.
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
