Presidente da AMA comenta sobre estoque de vacinas em municípios
“Estoque que os municípios têm hoje é apenas da segunda dose”, disse Hugo Wanderley
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, o prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley (MDB), disse que o estoque de vacinas contra a Covid-19 dos municípios alagoanos, hoje, é apenas para aplicação da segunda dose.
Ao portal 7Segundos, o presidente relatou que, no ranking divulgado nesta segunda-feira (12), as cidades tiveram um crescimento significativo e muitos já estão com mais de 90% de aplicação das doses recebidas do Ministério da Saúde.
“Os municípios têm avançado bastante na aplicação da primeira dose. Mas é importante lembrar que com relação a segunda dose, os municípios precisam estocar até completar 21 dias”, ressaltou.
Cenário brasileiro
Nesta segunda, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, afirmou que não existe estoque de vacinas nas cidades. “As vacinas estão sendo administradas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o qual orientou a reserva do imunizante para a aplicação da segunda dose”, disse Aroldi em audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 do Senado.
Para ele, faltam uma coordenação nacional da estratégia de combate à covid-19 e um mapeamento da propagação das novas variantes. Outro motivo listado pela CNM foi a incerteza na entrega de novas remessas, o que impõe reservas para a aplicação da segunda dose.
Aos senadores, o presidente da CNM disse que os municípios brasileiros têm uma capacidade de aplicar 1,5 milhão de doses por dia. E podem ampliar rapidamente esta capacidade.
De acordo com o Painel Nacional, até o dia 11 de abril já foram vacinados com a primeira dose mais de 20,5 milhões de brasileiros, e com a segunda dose, 6 milhões. Sendo assim, observou o presidente da CNM, além dos grupos prioritários com vacinação em andamento é preciso assegurar a vacinação de segunda dose para 14,5 milhões de pessoas.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
