Geral

TRT/AL recebe iluminação especial pela saúde e segurança no trabalho

Campanha visa conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais

Por 7Segundos, com assessoria 19/04/2021 12h12
TRT/AL recebe iluminação especial pela saúde e segurança no trabalho
TRT-AL recebe iluminação especial pela saúde e segurança no trabalho - Foto: Assessoria

Durante todo o mês, o prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), na Avenida da Paz, estará com iluminação especial, na cor verde, para promover a Campanha Abril Verde. O objetivo é chamar a atenção para a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

A iniciativa do Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro faz parte da campanha “Em conjunto - A construção do trabalho seguro depende de todos nós”, capitaneada nacionalmente pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho.

O foco de 2021 é a valorização da saúde mental no âmbito profissional por meio do esforço e do envolvimento coletivos. As ações de conscientização serão realizadas durante todo o mês de abril pelo TST, CSJT e Tribunais Regionais do Trabalho.

A campanha leva em conta as mudanças no contexto de trabalho ocasionadas pelo coronavírus e os impactos na saúde mental dos trabalhadores. Em um ano marcado pela pandemia e pela necessidade de isolamento social, as mudanças na rotina foram significativas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais em 2020 aumentou em 20,6% em relação ao ano anterior. Foram 291,3 mil concessões no ano passado, contra 241,4 mil em 2019.

A campanha é marcada por vídeos e posts nas redes sociais que visam conscientizar e mobilizar empresas, instituições públicas e privadas, empregadores e trabalhadores a atuarem de forma conjunta neste período de crise.