Covid-19: doentes renais em diálise começam a se vacinar em Maceió
A previsão é de que, até o final de abril, todo o público estará imunizado com a primeira dose
“Agora eu vou voltar a viver minha vida sem medo”. Foi o que disse Edivânia da Silva, doente renal crônica, ao tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (20). Ela, que é uma das 1.313 pessoas enfrentando tratamento de diálise pelo SUS em hospitais de Maceió, revelou ter contraído o coronavírus no início da pandemia e afirma estar aliviada por ter chegado o dia de sua vacinação.
“Quem tem doença renal sabe bem que nossa saúde é mais frágil e por isso a gente tinha que ser prioridade. Quando peguei Covid, eu fiquei com muito medo. Foram 14 dias internada aqui no hospital e eu só pensava se ia sair viva daquela situação. Graças a Deus estou aqui e sinto muita gratidão por isso”, disse Edivânia.
Acompanhado da esposa, Ademir Alves disse viver um grande dia, pois também contraiu o coronavírus e chegou a pensar, inclusive, que não ia resistir. “Estou muito aliviado por ter chegado minha vez, pois quando eu peguei esse vírus eu fiquei muito mal e não quero ter que passar novamente por tudo aquilo. Quero cuidar do meu filho e da minha mulher, que sempre estiveram comigo em todos os momentos da minha vida”, disse.
Novo calendário de vacinação
A vacinação para portadores de doença renal crônica faz parte do novo calendário de vacinação contra o novo coronavírus, que vem sendo cumprido desde o último sábado (17) em Maceió. Nessa data, a imunização ocorreu para os trabalhadores de saúde com 34 anos ou mais e pessoas com Síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos. Já no domingo (17), teve início a aplicação das doses em maceioenses com as comorbidades definidas como prioritárias no Plano Nacional de Imunização que estão na faixa etária de 59 anos ou mais.
Para quem possui doença renal crônica e realiza diálise, o calendário vem acontecendo de acordo com agendamento realizado pela Gerência de Imunização junto aos hospitais onde os portadores fazem o tratamento. A aplicação das doses nesse público continuará acontecendo até o fim de abril e se dará nos seguintes locais e datas:
-Hospital Sanatório – 20 e 21 de abril;
-Hospital Veredas – 22 de abril;
-Renal Center – 23 de abril;
-Centro de Hemodiálise Santa Casa – 24 de abril;
-Hospital Vida – 26 e 27 de abril;
-Unirim HMAR – 28 de abril;
– Unirim HCOR – 28 de abril;
– Hospital Ortopédico – 29 de abril;
– Hospital Universitário – 29 de abril.
Últimas notícias
Governo fixa em R$ 5,1 mil novo piso nacional do magistério
Motoristas são flagrados brigando na Av. Leste-Oeste e homem armado surge para apartar
Polícia prende suspeitos de furtar veículo em estacionamento de shopping em Maceió
Suspeito de matar ex-esposa em Arapiraca teria confessado crime aos gritos antes de fugir
Tentativa de furto de suínos é frustrada após moradores perceberem movimentação no Sertão
Previsão de chuvas em AL: tempo instável já provoca pontos de alagamento em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
