IGC 2019: Instituições federais em Alagoas ficam com média de 3,5
As estaduais ficaram na faixa 3, sendo 5 a máxima
Em Alagoas, as instituições federais de ensino superior ficaram com nota igual ou acima de 3 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição 2019, que mede a qualidade das instituições.
Os dados do indicador foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta sexta-feira (23).
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) obteve a melhor nota do estado, atingindo a faixa 4 no IGC. A máxima neste ranking é 5. Já o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) atingiu a faixa 3. Com isso, a média estadual ficou em 3,5.
Instituições estaduais
Em relação às instituições de ensino estaduais, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também ficaram na faixa 3, assim como o IFAL.
Instituições privadas no ranking
No ranking, aparecem três instituições privadas alagoanas: a Faculdade Estácio de Alagoas, o Instituto de Ensino Superior de Alagoas (IESA) e Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Apenas o IESA não registrou uma faixa no IGC. As outras duas atingiram a faixa 3.
Dados do resto do Brasil
Segundo o Inep, das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.