Pacto federativo: aprovado projeto da deputada Cibele Moura que garante mais autonomia a estados
Matéria deve ser aprovada por 14 Assembleias Legislativas para se virar uma PEC
A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) aprovou, nesta terça-feira (27), projeto de resolução da deputada estadual Cibele Moura (PSDB) que permite ao Poder Legislativo encaminhar uma Proposta de Emenda à Constituição Federal para o Congresso Nacional, redistribuindo as competências privativas da União entre os estados e municípios, que terão maior autonomia. É o chamado pacto federativo.
Em seu pronunciamento, durante a sessão ordinária, Cibele informou que a partir da PEC, os estados poderão, por exemplo, legislar sobre temas de seu interesse, como trânsito e transporte, registros públicos, água e energia ou até mesmo sobre direito civil, de maneira suplementar.
“É importante dizer que o projeto não é algo definitivo, mas serve para dar o pontapé inicial em uma importante discussão, que é a de dar maior autonomia aos estados e municípios. Afinal, mais Brasil e menos Brasília é uma frase que deve sair do imaginário popular e ser efetivamente colocada em prática”, disse Cibele.
Para a deputada, “não faz sentido a União concentrar boa parte do poder de legislar, se são os estados e municípios os entes que mais conhecem os problemas do povo'', diz Cibele, ao chamar atenção para as diferenças regionais.
O deputado estadual Bruno Souza (Novo), que também propôs o projeto em Santa Catarina, acompanhou nesta terça a sessão na ALE e a aprovação da matéria. Por se tratar de projeto de resolução, não passa por sanção do governador. Será promulgado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Victor e enviado ao Senado Federal. Caso mais de 14 Assembleias Legislativas também proponham e aprovem a matéria, o texto vira uma PEC.
Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
JHC lamenta morte de Edlúcio Donato e destaca legado na política de Maceió
Tragédia em Tabuba: menino de três anos morre após se afogar em piscina de residência
Alagoana vira enredo e emociona público ao ter história contada em desfile no Rio
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
