PIB dos EUA cresce 6,4% no primeiro trimestre
A alta foi superior à registrada no trimestre anterior, de 4,3%.
A economia dos Estados Unidos cresceu 6,4% no primeiro trimestre de 2021, em dados anualizados. O resultado – que ainda vai passar por duas revisões – foi divulgado nesta quinta-feira (29) pelo escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio do país.
A alta foi superior à registrada no trimestre anterior, de 4,3%.
"A alta no PIB no primeiro trimestre reflete a continuação da recuperação econômica, a reabertura dos estabelecimentos e a resposta contínua do governo relacionada à pandemia da Covid-19", diz o Departamento do Comércio em nota.
A alta no PIB reflete melhoras no gastos com consumo pessoal, investimento fixo não residencial, gastos do governo, investimentos fixos residenciais e gastos dos governos estaduais e locais, que foram parcialmente compensados por quedas nos investimentos e exportações privados. As importações, que têm impacto negativo no PIB, cresceram.
Os EUA utilizam uma metodologia diferente da feita pela maioria dos países para a divulgação do PIB trimestral. No Brasil, por exemplo, o IBGE divulga o crescimento trimestral em relação ao trimestre imediatamente anterior e em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a taxa anualizada significa a variação do PIB se esse percentual de crescimento ou queda fosse mantida por um ano inteiro.