Alagoas

Deputada Cibele Moura cria Projeto proibindo uso de animais em testes na indústria de cosméticos

Esse é o primeiro passo para colocar Alagoas entre os estados que condenam maus-tratos e defendem a vida animal

Por Sete Segundos com Assessoria 29/04/2021 13h01 - Atualizado em 29/04/2021 14h02
Deputada Cibele Moura cria Projeto proibindo uso de animais em testes na indústria de cosméticos
Deputada Estadual Cibele Moura (PSDB) quer colocar AL na lista dos estados que preservam a vida dos animais - Foto: Assessoria

Projeto de lei da deputada estadual Cibele Moura (PSDB) proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes, no âmbito do Estado de Alagoas. O PL estabelece multa, suspensão temporária e até definitiva do alvará de funcionamento de empresas e profissionais do ramo que descumprirem a legislação.

“O debate quanto ao uso de animais como cobaias na indústria de cosméticos ficou muito forte essa semana. Tudo isso graças a uma campanha de conscientização feita nos Estados Unidos, que utilizou o coelho Ralph, que é muito chocante e nos mostra o quanto é cruel essa prática de utilizar os animais na indústria. E em Alagoas isso ainda é permitido. Apenas oito estados do Brasil proibiram e 40 países do mundo já proibiram”, informou Cibele.

Projeto de Lei da Dep. Estadual Cibele Moura visa garantir a proteção dos animais. Foto: reprodução  

O projeto de lei, segundo a parlamentar, “é o primeiro passo dado para colocar Alagoas no rol dos estados que defendem a vida animal, e não aceitam tortura e maus-tratos dos nossos animais”, disse.

No Artigo 4º, o PL estabelece que o poder público fica autorizado a reverter os valores recolhidos em função das multas previstas para custeio das ações, publicações e conscientização da população sobre guarda responsável e direitos dos animais; apoio de instituições, abrigos ou santuários de animais; programas estaduais de controle populacional através da esterilização cirúrgica de animais, bem como programas que visem à proteção e ao bem-estar dos animais