SMS recebe novos materiais e equipamentos para reforço
Unidades de referência e pontos de vacinação da Covid-19 também foram beneficiados

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) recebeu centenas de novos itens como balanças infantis, camas e focos para o atendimento ginecológico, suportes para álcool gel/sabonete líquido, equipamentos como tablets e demais insumos de suporte utilizados na informatização das unidades.
Quarenta e cinco cadeiras de rodas (para adultos, obesos e crianças) também estão entre os itens e foram entregues aos oito pontos de vacinação contra Covid-19 e às unidades de referência da capital, possibilitando o atendimento e maior conforto aos pacientes com dificuldade de locomoção.
Todo o material estava estocado no almoxarifado da SMS desde o ano passado, e ao tomar posse, o prefeito JHC determinou a realização de um levantamento detalhado dos equipamentos. Uma vez concluído, o relatório completo foi encaminhado ao Ministério Público Estadual – que solicitou informações.
O documento foi elaborado pela Diretoria-Geral de Administração (DGA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que se deparou com um grande volume de materiais acumulados, inclusive alguns que não correspondiam à atividade-fim da secretaria.
“Precisávamos detectar exatamente tudo o que havia em suas instalações e em que quantidades, para que, a partir disso, pudéssemos fazer uma distribuição mais adequada às necessidades das unidades e coordenações da SMS. Então, ao receber a solicitação do MPE, pudemos atender rapidamente, pois essa ação já estava em andamento”, explicou Giselle Mascarenhas, diretora-geral de Administração da SMS.
Além do material já descrito, bolsas de lona, botinas e lanternas utilizados no trabalho de combate à dengue – assim como equipamentos da área odontológica, entre muitos outros itens – também fazem parte dessa reestruturação de serviços, que visa a trazer mais eficiência e qualidade ao atendimento prestado à população.
Paralelamente ao levantamento, a DGA deu início – em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e a Coordenação de Saúde Bucal – a um mapeamento interno da carência de materiais e equipamentos nas unidades de saúde. Em conjunto com o grupo de Gerenciamento de Obras e Serviços Gerais, os itens do almoxarifado – especialmente os da área de saúde bucal, que dispunha de uma grande quantidade de materiais – começaram a ser distribuídos, de forma ordenada, mesmo antes de o relatório ter sido concluído.
“A gestão do prefeito JHC na saúde tem tido um olhar muito cuidadoso em relação às unidades do município, por isso, a determinação do secretário Pedro Madeiro é imprimir ações que garantam que elas estejam equipadas e estruturadas para atender ao usuário com eficiência”, afirma a diretora.
Distribuição
Procurando reduzir o volume de materiais e evitar que voltem a ficar acumulados no almoxarifado, a DGA já implantou a ferramenta PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), de controle de estoque, organizando um cronograma de saída de materiais com pouca rotatividade para 07 unidades de referência do município.
Entre os equipamentos encontrados no almoxarifado da SMS, alheios à atividade-fim, havia betoneiras, martelete e ferramentas em geral. Finalizado o levantamento, esses itens foram encaminhados – por meio de termo de comodato – à Secretaria Municipal de Infraestrutura, onde poderá ser melhor aproveitada nas ações daquela pasta.
Últimas notícias

Polícia investiga assassinato de marido de vereadora de Teotônio; ele foi morto com cinco tiros na cabeça

Mãe acusada de negligência tem quatro filhos retirados de seu convívio em Teotônio Vilela

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
