Política

Renan Filho empossa novo secretariado em solenidade no Palácio República dos Palmares

Nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), dessa terça (04)

Por 7Segundos 05/05/2021 11h11 - Atualizado em 05/05/2021 12h12
Renan Filho empossa novo secretariado em solenidade no Palácio República dos Palmares
Governador Renan Filho empossa secretários - Foto: 7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) empossou, na manhã desta quarta-feira (05), os novos secretários. Em entrevista à imprensa, no Palácio República dos Palmares, o chefe do Executivo alagoano afirmou que as mudanças foram feitas “para elevar a qualidade do Governo, aumentar a quantidade de entregas e cumprir o compromisso assumido com o povo alagoano”.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) terá à frente o ex-prefeito de Penedo, Marcius Beltrão. Esta pasta era conduzida por Rafael Brito que agora assume a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Voltam para a gestão o ex-secretário Sílvio Bulhões, assumindo agora a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

Fernando Pereira, irmão da deputada estadual Jó Pereira, passa a assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Outro nome é o de Kelmann Vieira (Podemos). Ele se licencia do cargo de vereador na Câmara Municipal de Maceió para comandar a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) no lugar de Esvalda Amorim Bittencourt, que foi exonerada.

"Estamos fazendo algumas mudanças no governo do Estado para, por um lado, prestigiar os gestores que têm se destacado pelo desempenho, pela quantidade de entregas, pela capacidade de se dedicar a um trabalho tão importante que é ser secretário do Estado, de maneira que algumas pessoas mudam de posição justamente porque entregam um bom resultado. Por outro lado, a gente traz algumas pessoas novas para ampliar a relevância política do Governo do Estado", explicou o governador.

Combate à Covid

Dados do DataSUS, plataforma de informações do Sistema Único de Saúde, mostram que Alagoas é o segundo estado do Brasil com maior percentual de pessoas acima de 60 anos vacinadas. Até a última terça-feira (27), Alagoas já havia vacinado 340.141 idosos com a primeira dose. À imprensa, Renan Filho enalteceu o desempenho do estado no combate à pandemia.

"A Covid é a agenda principal do momento. O Estado consegue, ao mesmo tempo ser, um dos principais estados em vacinação e em redução de mortes, absolutos do Nordeste. Nós temos o terceiro número de mortes do Brasil em grupo de 100 mil habitantes e fomos, ao mesmo tempo, o estado que mais entregou unidades hospitalares definitivas que vão ficar depois da pandemia", informou o governador.