Cultura

Últimos dias de inscrição para o edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 26 de maio

Por Agência Alagoas 17/05/2021 12h12
Últimos dias de inscrição para o edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas
Certame preencherá três vagas destinadas para representantes da cultura popular do Estado - Foto: Divulgação/Pei Fon - Secom Maceió

O prazo para inscrições do edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chega aos seus últimos dias. O certame preencherá três vagas destinadas para representantes da cultura popular do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, “o edital tem o objetivo reconhecer mestres e mestras da cultura popular de Alagoas, o valor do seu legado e a sua contribuição na preservação e fortalecimento da história cultural do nosso Estado”.

O edital reconhecerá como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestre e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.

Será considerado apto a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiro residente em Alagoas há 20 anos, que tenha participação comprovada em atividades culturais no mesmo período e esteja capacitado a transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas à sociedade, de forma presencial ou por intermédio dos mais diversos meios de comunicação.

Uma comissão especial, composta por pessoas de notório saber e reputação ilibada na área cultural específica, irá analisar e avaliar os candidatos, segundo os critérios definidos no edital.

Os candidatos devem se inscrever através de um formulário padrão disponível no portal da Secult e entregá-lo devidamente preenchido no setor de Protocolo da Secult, de terças e quartas feiras, das 09h às 12h, ou enviar pelos Correios, por A.R. ou Sedex. O edital completo e documentos necessários estão disponibilizados no endereço eletrônico www.cultura.al.gov.br.

A dotação orçamentária vigente faz parte do Programa de Concessão de bolsas para Mestres da Cultura, dentro do orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais de Alagoas.