Programa de prevenção à corrupção e fraude é implantado na Prefeitura de Maceió
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Controle Interno e visa a transparência na gestão municipal

A Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) cria o Programa de Integridade e institui a formação dos Comitês de Gestão Estratégica e de Integridade. Um dos objetivos é fomentar a inovação e a adoção de medidas de integridade na administração pública municipal. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial do Município de Maceió.
O secretário municipal de Controle Interno, José de Barros Lima Neto, revela que o Programa e os comitês sinalizam um compromisso com a expansão de uma cultura de integridade e serve como modelo para implantação em outras pastas.
“Ao implementar um programa de integridade e compliance, a Secretaria Municipal de Controle Interno, atende as diretrizes da gestão do prefeito JHC, que é priorizar uma administração íntegra, sendo uma importante medida administrativa de prevenção à corrupção”, afirma o secretário.
Lima Neto enfatiza que a Política de Gestão de Riscos e o Plano de Integridade já estão sendo elaborados pela Diretoria de Auditoria Geral e devem ficar prontas ainda neste primeiro semestre.
O Programa será executado através de um Plano de Integridade composto por uma série de ações e medidas que envolvem a implementação de códigos de ética e de conduta; o mapeamento e gestão de riscos de corrupção; e a elaboração de normas, políticas e procedimentos para detectar e sanar possíveis desvios e irregularidades, como o combate ao nepotismo e a criação de canais de denúncias.
O Comitê de Gestão Estratégica tem a responsabilidade de decidir e aprovar políticas, diretrizes, metodologias e mecanismos de governança. Já o comitê de Integridade tem a finalidade de elaborar, implementar, coordenar, operacionalizar e monitorar o Plano de Integridade
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
