Emissões de RG para reeducandos são retomadas pelo Instituto de Identificação
Um calendário fixo será definido pelo órgão em parceria com a Secretaria de Ressocialização para atendimento à população carcerária
 
                            O superintendente do Instituto de identificação Anízio Amorim recebeu na manhã de hoje (17), uma equipe da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A reunião discutiu a retomada de ações de atendimento a reeducandos do sistema penitenciário, serviço que estavam suspensas devido a pandemia do Covid-19.
A última vez que uma equipe do Instituto de Identificação esteve no sistema penitenciário foi fevereiro de 2020. Logo em seguida, com a confirmação de casos do novo coronavírus, os serviços externos de atendimento ao público do órgão foram suspensos seguindo o Plano de Distanciamento Social Controlado do Estado.
Atualmente cerca de 180 reeducandos estão precisando retirar a primeira ou segunda via da carteira de identidade. Muitos desses egressos chegam no sistema penitenciário apenas com a identificação criminal, mas precisam do RG para ter acesso a outros serviços e programas oferecidos dentro de cada unidade prisional.
Participaram da reunião a Tenente Jaqueline Leandro, e a sargento Thais Salvador, respectivamente chefe e subchefe de reintegração social e acompanhamento de alternativas penais. Também estiveram presente ao encontro, as policiais penais Michelly Freire, e Andréa Rocha, integrantes da equipe de Reintegração Social da Seris.
A equipe da Seris explicou a importância da emissão do documento para os reeducandos, tanto do regime fechado como para os que já estão no regime aberto e semiaberto. A assistência aos egressos do Sistema Prisional, com o acesso ao RG, permitirá principalmente a possibilidade de reinserção ao mercado de trabalho.
Atualmente, a Seris possui convênios com 43 públicos e privados que empregam 613 reeducandos. Além disso, em 2019, a Seris instalou o Escritório Social que integra o Programa Justiça Presente, do CNJ, e que visa dar assistência social aos egressos nas áreas de educação, saúde, qualificação profissional e reinserção ao mercado de trabalho.
Após, ouvir a demanda, o superintendente do Instituto de identificação Anízio Amorim, definiu o retorno das atividades na Seris para próxima quinta-feira (20). “Diante da necessidade e da importância da emissão do RG para esse público-alvo, decidimos de imediato o retorno dessa parceria. Na data marcada, respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança, a equipe itinerante do Instituto irá atender 40 reeducandos no sistema penitenciário”, afirmou Anizão.
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
 
            JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
 
            Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
 
            Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
 
            Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
 
            Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		