Trânsito

Motoristas são flagrados estacionando em vagas prioritárias em Maceió

Ação faz parte da campanha Maio Amarelo e busca conscientizar condutores

Por Assessoria 19/05/2021 11h11
Motoristas são flagrados estacionando em vagas prioritárias em Maceió
Ação tem o intuito de combater o uso indevido de vagas prioritárias - Foto: Ascom SMTT

Agentes de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) flagraram motoristas e motociclistas estacionados em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. A fiscalização, ocorrida nesta terça-feira (18), compreende vários locais da capital. No mês de maio, até agora, foram registradas 77 infrações.

A operação faz parte das ações da campanha Maio Amarelo, e visa chamar atenção da sociedade sobre a importância do respeito e da responsabilidade de todos no trânsito, que inclui também os estacionamentos em áreas públicas, shoppings e supermercados.

“É importante destacar que, para não cometer a infração, segundo a lei de trânsito, é necessária a utilização do cartão. Aqueles que têm o direito garantido devem procurar a SMTT para a confecção das credenciais de estacionamento para vagas prioritárias”, disse André Costa, superintendente da SMTT.

O diretor de operações e mobilidade, Ricardo Duarte, destaca, ainda, que o trabalho da SMTT é constante e objetiva resguardar os direitos da população, e isso inclui as vagas preferenciais usadas de modo irregular.

Documentação obrigatória e pontos de atendimento

Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$293,47 de multa.

Para garantir a credencial, os interessados devem comparecer a um dos postos de atendimento da SMTT. Idosos com 60 anos ou mais devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência do município de Maceió. Já para os autistas ou pessoas com deficiência que dificulte a locomoção, é necessário, ainda, um laudo médico autenticado por um especialista comprovando a patologia.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da SMTT, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, no Tabuleiro do Martins, mediante agendamento no site www.online.maceio.al.gov.br/5.

Ainda mais próxima da população, descentralizando os serviços ofertados aos maceioenses, a SMTT também emite as credenciais de estacionamento para vagas prioritárias na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras. O funcionamento é das 8h às 17h, em dias úteis, após agendamento no site da Central Já! (agendamento.seplag.al.gov.br).