MP exige plano de imunização de Branquinha após adolescente ser vacinado
A orientação foi formulada pela Promotoria de Justiça do município
Após denúncia de que um adolescente de 17 anos teria sido vacinado em Branquinha, município da Zona da Mata de Alagoas, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) expediu uma recomendação à Prefeitura da cidade e à Secretaria Municipal de Saúde para que o Poder Executivo elabore com urgência o seu Plano Municipal de Imunização.
O plano deve seguir os Planos Estadual e Nacional de Vacinação já vigentes. O prazo para a elaboração é de 72 horas.
A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Ilda Regina Reis que explicou que esse plano municipal é urgente devido à emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.
A promotora de Justiça destacou que, dentro do plano nacional, há as obrigações específicas da municipalidade, quais sejam a coordenação e execução das ações de vacinação elencadas pelo Ministério da Saúde e a gerência do estoque de imunizantes e outros insumos.
“Essa recomendação também se deu porque, com o plano municipal elaborado, a imunização vai seguir um planejamento, evitando o que teria ocorrido, segundo denúncias, de um adolescente de 17 anos ter sido vacinado na frente de outros pessoas que deveriam ter tido prioridade. E, além desse documento que já foi encaminhado à prefeitura, instauramos um procedimento administrativo à parte para apurar especificamente esse caso. Inclusive, em razão de ele ser menor de idade, também compartilhamos informações com o Ministério Público do Trabalho para que aquele órgão adote as medidas que entender serem pertinentes”, esclareceu Ilda Regina Reis.
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
