Deputada estadual obtém autorização para obras na região sul
Segundo Jó, processos serão iniciados já nesta sexta-feira (21)

Depois de várias agendas de trabalho em Brasília, a deputada estadual Jó Pereira foi informada, nesta quinta-feira (20), sobre a determinação, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para o andamento de importantes obras na região sul de Alagoas, como a finalização da duplicação da BR-101, principalmente nos trechos urbanos de Junqueiro e São Miguel dos Campos e no distrito Luziápolis, em Campo Alegre, e a construção de passarelas em Junqueiro (no acesso ao Conjunto Adelmo Pereira) e na zona rural de São Sebastião.
Inicialmente, a parlamentar esteve com o senador Fernando Collor levando os pleitos da região. A pedido dela, Collor, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, agendou uma reunião no Ministério da Infraestrutura e, na quarta-feira (19), Jó foi recebida pelo ministro Tarcísio de Freitas.
Durante o encontro na pasta, do qual participaram também Fernando Pereira, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico, e o chefe de gabinete do senador Fernando Collor, Gilberto Santana, a deputada entregou em mãos os pleitos ao ministro, explicando que, embora superados alguns entraves jurídicos, segundo informações da Superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) em Alagoas, agora não havia dotação orçamentária para continuidade das obras.
“Foi um diálogo muito produtivo com o governo federal. O ministro se mostrou bastante receptivo e sensível à necessidade da retomada dessas obras na região sul, tão necessárias para segurança dos alagoanos que por lá transitam, a pé ou em veículos, pois a ausência dessas obras causou inúmeros acidentes graves na região”, pontuou Jó, lembrando que há anos busca o desentrave dessas ações.

Um dia após o encontro, nesta quinta-feira, o superintendente do DNIT em Alagoas, Fabrício de Oliveira Galvão, informou à deputada que o ministro entrou em contato com ele, elogiou a reunião ocorrida com a parlamentar e autorizou o Departamento a iniciar os processos para concluir a construção das passarelas e para a retomada das obras de duplicação, enquanto o próprio Ministério se encarregaria de buscar os recursos.
Comemorando o seguinte anúncio do superintendente: “Os processos serão iniciados já nesta sexta-feira, dia 21”, Jó agradeceu o empenho de Collor e do ministro para solucionar a questão.
Outras pautas
Também na quarta-feira, a deputada estadual, o secretário Fernando Pereira e Eduardo Rossiter, representando o senador Fernando Collor, foram recebidos no Ministério da Cidadania, por Celso Matsuda, secretário Nacional de Inclusão Social Produtiva. Entre os temas principais do encontro, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa do Leite.
Em Brasília, a parlamentar se reuniu ainda com o senador Renan Calheiros, que a recebeu mesmo com todos os compromissos inerentes a função de relator que ocupa na CPI da pandemia. Agradecendo o espaço, ela conversou com ele sobre cortes na educação, melhoria no sistema de transporte público coletivo, PAA e avanços na vacinação contra a Covid-19.
Já à noite, o encontro foi com a deputada Tereza Nelma, coordenadora da bancada federal de Alagoas, e com as deputadas Professora Dorinha (DEM-BA) e Carmem Zanotto (PPS-SC). As parlamentares dialogaram, entre outros temas, sobre o atendimento aos pacientes com câncer, educação, o projeto de lei que garante acesso à internet para alunos e professores das redes públicas de ensino e o projeto de lei de igualdade salarial para homens e mulheres.
“Tivemos uma semana de conversas extremamente positivas e propositivas em Brasília. Agradeço a bancada federal do meu estado e aos representantes do governo federal por possibilitarem a apresentação e o encaminhamento de pautas tão relevantes para Alagoas”, frisou Jó, acrescentando que o encontro com o senador Rodrigo Cunha não foi possível, por uma questão de agenda do senador.
Últimas notícias

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano

Sepex 2025 está com inscrições abertas até o dia 30 de julho

Uneal discute capacitação em primeiros socorros com base na Lei Lucas

Prefeito Petrúcio Barbosa participa do lançamento da obra do VLT em Arapiraca ao lado de autoridades nacionais

Acusado de matar Thalita Borges vai a júri popular nesta terça-feira (8), em Arapiraca

Uncisal abre seleção para Transferência, Reopção e Equivalência em cursos superiores de tecnologia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
