Alagoas

Deputada estadual obtém autorização para obras na região sul

Segundo Jó, processos serão iniciados já nesta sexta-feira (21)

Por Assessoria 20/05/2021 14h02 - Atualizado em 20/05/2021 15h03
Deputada estadual obtém autorização para obras na região sul
Jó Pereira obtém de ministro da Infraestrutura autorização para importantes obras na região sul - Foto: Assessoria

Depois de várias agendas de trabalho em Brasília, a deputada estadual Jó Pereira foi informada, nesta quinta-feira (20), sobre a determinação, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para o andamento de importantes obras na região sul de Alagoas, como a finalização da duplicação da BR-101, principalmente nos trechos urbanos de Junqueiro e São Miguel dos Campos e no distrito Luziápolis, em Campo Alegre, e a construção de passarelas em Junqueiro (no acesso ao Conjunto Adelmo Pereira) e na zona rural de São Sebastião.

Inicialmente, a parlamentar esteve com o senador Fernando Collor levando os pleitos da região. A pedido dela, Collor, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, agendou uma reunião no Ministério da Infraestrutura e, na quarta-feira (19), Jó foi recebida pelo ministro Tarcísio de Freitas.

Durante o encontro na pasta, do qual participaram também Fernando Pereira, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico, e o chefe de gabinete do senador Fernando Collor, Gilberto Santana, a deputada entregou em mãos os pleitos ao ministro, explicando que, embora superados alguns entraves jurídicos, segundo informações da Superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) em Alagoas, agora não havia dotação orçamentária para continuidade das obras.

“Foi um diálogo muito produtivo com o governo federal. O ministro se mostrou bastante receptivo e sensível à necessidade da retomada dessas obras na região sul, tão necessárias para segurança dos alagoanos que por lá transitam, a pé ou em veículos, pois a ausência dessas obras causou inúmeros acidentes graves na região”, pontuou Jó, lembrando que há anos busca o desentrave dessas ações.

Foto: Assessoria


Um dia após o encontro, nesta quinta-feira, o superintendente do DNIT em Alagoas, Fabrício de Oliveira Galvão, informou à deputada que o ministro entrou em contato com ele, elogiou a reunião ocorrida com a parlamentar e autorizou o Departamento a iniciar os processos para concluir a construção das passarelas e para a retomada das obras de duplicação, enquanto o próprio Ministério se encarregaria de buscar os recursos.

Comemorando o seguinte anúncio do superintendente: “Os processos serão iniciados já nesta sexta-feira, dia 21”, Jó agradeceu o empenho de Collor e do ministro para solucionar a questão.

Outras pautas

Também na quarta-feira, a deputada estadual, o secretário Fernando Pereira e Eduardo Rossiter, representando o senador Fernando Collor, foram recebidos no Ministério da Cidadania, por Celso Matsuda, secretário Nacional de Inclusão Social Produtiva. Entre os temas principais do encontro, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa do Leite.

Em Brasília, a parlamentar se reuniu ainda com o senador Renan Calheiros, que a recebeu mesmo com todos os compromissos inerentes a função de relator que ocupa na CPI da pandemia. Agradecendo o espaço, ela conversou com ele sobre cortes na educação, melhoria no sistema de transporte público coletivo, PAA e avanços na vacinação contra a Covid-19.

Já à noite, o encontro foi com a deputada Tereza Nelma, coordenadora da bancada federal de Alagoas, e com as deputadas Professora Dorinha (DEM-BA) e Carmem Zanotto (PPS-SC). As parlamentares dialogaram, entre outros temas, sobre o atendimento aos pacientes com câncer, educação, o projeto de lei que garante acesso à internet para alunos e professores das redes públicas de ensino e o projeto de lei de igualdade salarial para homens e mulheres.

“Tivemos uma semana de conversas extremamente positivas e propositivas em Brasília. Agradeço a bancada federal do meu estado e aos representantes do governo federal por possibilitarem a apresentação e o encaminhamento de pautas tão relevantes para Alagoas”, frisou Jó, acrescentando que o encontro com o senador Rodrigo Cunha não foi possível, por uma questão de agenda do senador.