Governo lança programa de estágio com foco em estudantes de baixa renda
“Pontapé Inicial” vai ofertar mais de 700 vagas de estágio no Executivo
O Governo de Alagoas lançou nesta sexta-feira (21) o Pontapé Inicial, programa de estágio remunerado que vai ofertar 700 vagas para estudantes universitários atuarem no Executivo estadual e tem como foco principal jovens egressos de escolas públicas e de baixa renda.
As vagas vão suprir a necessidade de 40 órgãos do Governo do Estado e são direcionados a jovens que estejam cursando o ensino superior. Dessas vagas, 10% serão para pessoas com deficiência, 40% para estudantes egressos de escolas públicas, 40% para jovens inscritos no CadÚnico, e outros 10% para ampla concorrência.
“É estimular os jovens, sobretudo de baixa renda, a terem oportunidade no mercado público formal. Em meio à pandemia, que desempregou muitas pessoas, mas principalmente os jovens. A taxa desemprego média do Brasil está em torno de 11%, já entre jovens chega a 20%. Precisamos dar oportunidades segmentas para quem tem mais dificuldade de acesso”, afirmou o governador Renan Filho.
O evento ocorreu no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, com a presença do secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques e o secretário Estado da Educação, Rafael Brito.
A remuneração será um salário mínimo mais o vale transporte. De acordo com Fabrício Marques, as inscrições serão feitas de forma online e o estudante poderá optar pela secretaria ou autarquia em que suas habilidades mais se encaixem.
Para Rafael Brito, o programa vem no momento assertivo por causa da pandemia. “Os jovens são as vítimas ocultas da pandemia, com quedas nos níveis de aprendizado, muito sem vias para conseguir acompanhar aulas virtuais. Com isso, os jovens terão uma motivação a continuar estudante, pois sabem que terão chance de ter uma primeira oportunidade no mercado com o Governo”.
Inscrições
Podem participar estudantes matriculados em instituições de ensino superior com sede em Alagoas, que estejam cursando, presencialmente ou a distância, o segundo ano, no caso de curso de periodicidade anual, ou o terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico sistemapontape.al.gov.br, das 8h do dia 24 de maio até as 23h59 do dia 20 de junho de 2021. A duração do estágio não poderá exceder 2 anos, exceto quando s e tratar de pessoa com deficiência.
A carga horária do estágio será de 6 horas diárias e de 30 horas semanais, observado o horário de funcionamento do órgão ou entidade, desde que compatível com o horário escolar, devendo ser cumprida no local indicado pelo órgão ou entidade. Será fornecido o auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, nos moldes da legislação específica.
Últimas notícias
Senado aprova Plano Nacional de Educação e Marcelo Beltrão diz que desafio agora é transformar em resultado
Bebê de 4 meses morre após acidente de trânsito na zona rural de Craíbas
Junqueiro avança em mobilidade com recapeamento entre Retiro e São Benedito
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 17 milhões
PoderData: para 62%, guerra no Irã é responsável por alta dos combustíveis
STF decide se mantém decisão que determina prorrogação da CPMI do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
