InfoGripe aponta tendencia de queda em casos de Covid-19 em Alagoas
Maceió trambém apresentou probabilidade de queda nas próximas 6 semanas
O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz indicou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Alagoas têm pelo menos 75% de chance de cair nas próximas 6 semanas. A pesquisa traz dados da Semana Epidemiológica (SE) 19, de 09 a 15 de maio.
De acordo com a pesquisa, desde o ano passado, a InfoGripe teve um total 493.676 casos referentes ao ano epidemiológico 2021, sendo 343.396 (69,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 54.262 (11,0%) negativos, e ao menos 53.039 (10,7%) aguardando resultado laboratorial. Dos resultados positivos, 96,1% são devido à COVID-19.
No resumo do boletim, foram estipulados dois prazos: um curto, de três semanas, e um longo, de seis. As tendências são obtidas tomando como referência as últimas três semanas (no curto prazo), ou últimas três semanas (longo), da região. Se naquele período, a média é de queda, quere dizer que a estimativa para as próximas semanas também será de queda.
Nos dois resultados, Alagoas teve mais de 75% de probabilidade que queda de casos. Tratando-se das capitais, a tendência de Maceió foi de estabilidade ou oscilação nas próximas três semanas, o que acontece quando as probabilidades são menores do que 75% para ambos os sentidos.
Porém, para as próximas seis semanas, a capital alagoana teve probabilidade de queda.