Vietnã descobre nova variante do coronavírus, diz ministro
"Descobrimos uma variante híbrida, que combina a indiana e a britânica", afirmou o ministro da Saúde

O Vietnã detectou uma nova variante do vírus da covid-19, que seria uma combinação das variantes indiana e britânica, informou hoje a imprensa estatal.
A notícia foi divulgada no momento em que o país enfrenta uma nova onda de contágios em mais da metade de seu território, incluindo as zonas industriais e as grandes cidades como Hanói e Ho Chi Minh.
Até o momento, o Vietnã permaneceu relativamente protegido do coronavírus, mas a maioria dos 6.700 casos e 47 mortes no país foram registrados desde abril.
"Descobrimos uma variante híbrida, que combina a indiana e a britânica", afirmou neste sábado o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em uma reunião sobre a pandemia.
"A característica principal deste vírus é que se propaga rapidamente pelo ar. A concentração de vírus na garganta e na saliva aumenta rapidamente se espalha com muita força para o ambiente próximo", completou.
O ministro não revelou quantos casos da nova variante foram registrados até o momento, mas afirmou que o país divulgará em breve a descoberta no mapa mundial de cepas genéticas.
Até o momento, o Vietnã havia registrado sete variantes do vírus. O país foi elogiado por sua gestão da primeira onda da pandemia no ano passado, com a adoção de quarentenas em larga escala, além de um sistema estrito de diagnóstico e isolamento.
Neste momento e diante do aumento de contágios, os deslocamentos estão muito limitados no país e os locais de lazer e culto estão fechados em várias regiões.
O Vietnã tem 97 milhões de habitantes e até o momento vacinou um milhão de pessoas. As autoridades querem acelerar o ritmo e alcançar a imunidade coletiva até o fim do ano.
Últimas notícias

”Governo Lula joga contra o povo e STF governa com caneta na mão”, diz Deputado Fabio Costa

Duas crianças ficam presas dentro de elevador em prédio na Av. Menino Marcelo

Vítimas de acidente fatal na BR-316 voltavam de culto evangélico

Cocos de Roda representam Maceió no maior festival de folclore do Brasil

“Liberdade não tem preço”, diz Leonardo Dias em ato contra Lula e Moraes, em Maceió

Pedido do MPAL é acatado pela Justiça e assassino de gari tem prisão preventiva decretada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
