Ordenamento do Centro traz mobilidade e melhora fluxo do comércio em Maceió
O trabalho, que está sendo realizado por etapas, teve foco, neste primeiro momento, no Calçadão do Comércio e entorno da Praça dos Palmares.
As ações de ordenamento do Centro de Maceió tiveram início nesta terça-feira (1) com grande aceitação de ambulantes, comerciantes e da população que transita pelo local. A desobstrução de calçadas e frentes de lojas trouxe mobilidade para a região e visa melhorar o fluxo do Comércio de Maceió.
O trabalho, que está sendo realizado por etapas, teve foco, neste primeiro momento, no Calçadão do Comércio e entorno da Praça dos Palmares. Fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e agentes da Guarda Municipal disciplinaram o comércio ambulante na região.
No Calçadão, os ambulantes que se espalhavam por diversos pontos da via e obstruíam a entrada das lojas, foram realocados para um canteiro central, onde passam a comercializar seus produtos de forma ordenada. Ainda dentro das medidas de ordenamento, carros de fruta, churrasquinho e congêneres não podem comercializar no Calçadão até às 17h, uma vez que esta modalidade de serviço promove sujeira e traz prejuízos a população.
Já na Praça dos Palmares, as calçadas antes tomadas de produtos do comércio informal foram desobstruídas, assim como coberturas improvisadas precisaram ser retiradas para garantir o fluxo de pessoas no passeio público.
O secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió, Thiago Prado, destaca que o ordenamento visa atender o pleito dos lojistas, ambulantes e dos cidadãos que frequentam o importante espaço econômico da cidade.
“Nós identificamos que os ambulantes estavam obstruindo as entradas das lojas e também a passagem de pessoas ao longo de toda a faixa do Calçadão, isso porque eles estavam distribuídos de maneira desordenada. Então, fizemos um planejamento estratégico, inclusive com reunião com lideranças do comércio informal, no sentido de traçar um ponto de equilíbrio que atendesse o pleito de todos. Dessa forma, iniciamos o ordenamento, promovendo o alinhamento dos comerciantes ao centro do calçadão, de modo a permitir a passagem de pessoas de ambos os lados e também a desobstrução da entrada das lojas”, explicou o secretário.
Últimas notícias
Laudo descarta suicídio e diz que policial Gisele foi assassinada em SP
Governo Paulo Dantas tem 65% de aprovação em Alagoas, aponta DataTrends
Casa do Autista terá atendimento aos sábados com serviços gratuitos
Faltam 30 dias para o primeiro turno das Eleições 2026
Mendonça agradece apoio e orações: "Têm sustentado a mim e a minha família"
Cristiano Zanin é eleito para segundo mandato como substituto do TSE
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
