Ordenamento do Centro traz mobilidade e melhora fluxo do comércio em Maceió
O trabalho, que está sendo realizado por etapas, teve foco, neste primeiro momento, no Calçadão do Comércio e entorno da Praça dos Palmares.
As ações de ordenamento do Centro de Maceió tiveram início nesta terça-feira (1) com grande aceitação de ambulantes, comerciantes e da população que transita pelo local. A desobstrução de calçadas e frentes de lojas trouxe mobilidade para a região e visa melhorar o fluxo do Comércio de Maceió.
O trabalho, que está sendo realizado por etapas, teve foco, neste primeiro momento, no Calçadão do Comércio e entorno da Praça dos Palmares. Fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e agentes da Guarda Municipal disciplinaram o comércio ambulante na região.
No Calçadão, os ambulantes que se espalhavam por diversos pontos da via e obstruíam a entrada das lojas, foram realocados para um canteiro central, onde passam a comercializar seus produtos de forma ordenada. Ainda dentro das medidas de ordenamento, carros de fruta, churrasquinho e congêneres não podem comercializar no Calçadão até às 17h, uma vez que esta modalidade de serviço promove sujeira e traz prejuízos a população.
Já na Praça dos Palmares, as calçadas antes tomadas de produtos do comércio informal foram desobstruídas, assim como coberturas improvisadas precisaram ser retiradas para garantir o fluxo de pessoas no passeio público.
O secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió, Thiago Prado, destaca que o ordenamento visa atender o pleito dos lojistas, ambulantes e dos cidadãos que frequentam o importante espaço econômico da cidade.
“Nós identificamos que os ambulantes estavam obstruindo as entradas das lojas e também a passagem de pessoas ao longo de toda a faixa do Calçadão, isso porque eles estavam distribuídos de maneira desordenada. Então, fizemos um planejamento estratégico, inclusive com reunião com lideranças do comércio informal, no sentido de traçar um ponto de equilíbrio que atendesse o pleito de todos. Dessa forma, iniciamos o ordenamento, promovendo o alinhamento dos comerciantes ao centro do calçadão, de modo a permitir a passagem de pessoas de ambos os lados e também a desobstrução da entrada das lojas”, explicou o secretário.
Últimas notícias
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Advogada conhecida por defender mulheres entra no caso da jovem estuprada em Coité do Nóia: ‘vamos brigar’
Uneal informa sobre procedimentos para pré-matrícula dos candidatos do Sisu 2026
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Educação de Maceió abre inscrições para a Jornada Pedagógica 2026
Como funciona o modo de segurança do WhatsApp contra ataques virtuais
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
