Meio ambiente

Prefeitura multa Casal por despejo de esgoto ilegal; companhia diz que irá recorrer

O valor da penalidade foi de mais de R$ 80 mil

Por 7Segundos 04/06/2021 16h04 - Atualizado em 04/06/2021 17h05
Prefeitura multa Casal por despejo de esgoto ilegal; companhia diz que irá recorrer
Corante utilizado para identificar irregularidades - Foto: Ascom Sedet

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) multou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) nesta sexta-feira (04) pelo lançamento irregular de esgoto bruto em galerias de águas pluviais da Ponta Verde, parte baixa de Maceió. O valor da multa foi de R$ 80.944,00.

Galerias pluviais são dutos subterrâneos destinados a captar água da chuva.

A equipe de fiscalização utilizou um corante em pó vermelho nos em poços de visita (PVs) para detectar a irregularidade. Segundo a Sedet, a Casal poderia recorrer da decisão, devendo apresentar um plano para compensar os danos ambientais causados.

Em nota, a Casal respondeu que iria recorrer da multa, e que apresentou defesa dentro do prazo legal quando recebeu o auto de infração, que, segundo a companhia, refere-se a um caso de 2019.

De acordo com a Casal, “todas redes coletoras de esgoto da parte baixa da cidade dirigem-se ao Emissário Submarino, no bairro do Prado, onde são feitos todos os procedimentos previstos pela legislação ambiental. O que deságua nas praias são as galerias de águas pluviais operadas pelo município”.