Economia

Vendas no varejo caem 1,1% em Alagoas no mês de abril, aponta IBGE

Segundo o levantamento, essa foi a terceira variação negativa no ano

Por 7Segundos, com IBGE 08/06/2021 11h11 - Atualizado em 08/06/2021 11h11
Vendas no varejo caem 1,1% em Alagoas no mês de abril, aponta IBGE
Vendas no varejo caem em Alagoas - Foto: Helena Pontes / Agência IBGE Notícias

As vendas do comércio varejista caíram 1,1% em Alagoas no mês de abril. Essa foi a terceira variação negativa no ano: janeiro (-3,7%) e março (-1,7%) apresentaram queda e fevereiro registrou alta (0,9%). As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a abril de 2020, as vendas no varejo cresceram 23% em Alagoas. No acumulado do ano, o setor registra aumento de 1,9% frente ao mesmo período do ano anterior, enquanto nos últimos 12 meses acumula crescimento de 0,8%.

No Brasil, as vendas no comércio varejista subiram 1,8% na passagem de março para abril, a maior alta para o mês desde 2000, após queda de 1,1% em março. Com isso, o varejo ficou 0,9% acima do patamar pré-pandemia. O setor acumula crescimento de 4,5% no ano e de 3,6% nos últimos 12 meses.

O resultado positivo no Brasil atingiu sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. A maior alta foi a de móveis e eletrodomésticos (24,8%). Outras variações positivas vieram dos setores de tecidos, vestuário e calçados (13,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), combustíveis e lubrificantes (3,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%).

Já o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%) foi o único a ter retração frente ao mês anterior. Essa queda fez com que o índice geral não fosse maior em abril, uma vez que o setor representa quase metade (49,2%) do volume de vendas pesquisado.

“O consumo das famílias se modificou em termos de estrutura no começo da pandemia. O que tem acontecido é que, em alguns setores, o consumo tem se concentrado em momentos específicos do ano. Antigamente, esses momentos eram muito marcados, como a Black Friday e o Natal, agora o cenário mudou”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, observando o panorama nacional.

Vendas no comércio varejista ampliado recuam 3,7% em Alagoas


Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou uma queda de 0,8% no mês de abril. Houve crescimento de 39,6%, no entanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado cresceu (9,4%) frente ao mesmo período do ano anterior.